08 de August de 2020

‘Vitória!’: Mion se pronuncia após Senado aprovar lei Romeo

Marcos Mion se pronunciou sobre o projeto na internet, que foi batizado com o nome do filho mais velho do apresentador, Romeo, que possui o Transtorno do Espectro Autista


Por Redação Educadora Publicado 14/12/2019
Romeo e Marcos Mion
Romeo e Marcos Mion (Reprodução-Instagram)

O Senado aprovou a Lei Romeo Mion, voltada para pessoas com autismo.  Marcos Mion se pronunciou sobre o projeto na internet, que foi batizado com o nome do filho mais velho do apresentador, Romeo, que possui o Transtorno do Espectro Autista.

“Mais uma vitória para minha comunidade. Quanta emoção estou sentindo! É importante destacar que a lei ainda precisa ser assinada pelo Presidente, o que só vai acontecer ano que vem por trâmites necessários. Mas já foi aprovada. É uma sensação difícil de explicar, me dediquei incansavelmente atuando nos bastidores para a aprovação da lei, somando ao trabalho destemido, de décadas, de todas organizações e movimentos autistas!”, comentou.

Mion comemora aprovação da lei que leva nome do filho

Responsável por compartilhar momentos com o primogênito nas redes sociais, Mion contou que a proposta fornece uma carteira exclusiva para autistas.

“Essa não é uma conquista que eu conseguiria sozinho, tem o trabalho de todos ativistas, a emoção de todos pais e mães de autistas, além dos próprios autistas que receberam meu anjo Romeo, eu e nossa família na comunidade com tanto carinho e admiração. Ainda não caiu minha ficha… mas eu consigo entender que o Romeo é um agente transformador não apenas da minha vida, mas agora de milhões de pessoas. E assim será pra sempre! Todo autista que tirar sua Carteira Nacional de Identificação, vai tirar a Carteira Romeo Mion”.

Condição neurológica é uma das bandeiras do apresentador

Fã de programas em família, Marcos divide a rotina com Romeo com os fãs, de quem é parceiro nas atividades físicas. “Vocês tem noção do quanto isso significa? Mais uma vez Romeo vai impactar positivamente a vida de milhares de pessoas que ele nem vai conhecer. E já teve gente que olhou pra ele com desprezo, como um incapaz. Ou como ouvi uma vez ‘ele veio quebrado’. Ele agora será lembrado pra sempre, dando dignidade, reconhecimento e acesso para todos com TEA. Obrigado Jesus Cristo. Obrigado”, agradeceu o marido de Suzana Gullo, clicada combinando look com empresário em viagem.

Detalhes sobre a carteira de identificação para autistas

De acordo com informações da Agência Senado, a carteira terá expedição gratuita e será mais uma garantia do atendimento prioritário em todos os estabelecimentos, públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. O projeto também obriga os cinemas a reservar uma sessão mensal destinada a pessoas com transtorno do espectro autista, devendo a sala de exibição oferecer os recursos de acessibilidade necessários. Ela será expedida pelos órgãos responsáveis pela execução da política de proteção dos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista dos estados, Distrito Federal e municípios, mediante requerimento, acompanhado e relatório médico, com indicação do código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).