07 de julho de 2020

Investigação sobre invasão à conta de Cleo Pires no Instagram aponta golpe internacional

Foi descoberto que golpistas queriam gerar dinheiro com cada clique em link divulgado no perfil da atriz; golpe é novo e tem sido aplicado com celebridades de todo o mundo


Por Folhapress Publicado 30/05/2020
Reprodução/ Instagram

Avançou a investigação sobre a invasão de hackers no Instagram da atriz e cantora Cleo Pires, 37, em 2019. Na ocasião, postagem nas redes dela anunciava celulares para os seguidores. Porém, agora foi descoberto que golpistas queriam gerar dinheiro com cada clique.


De acordo com documento ao qual a reportagem teve acesso, mais de 600 mil pessoas clicaram no endereço na época, o que fez com que os bandidos conseguissem dinheiro.


O golpe é novo e tem sido aplicado com celebridades de todo o mundo. Hackers usam de meios ilegais para atrelar sites que pagam por cliques a conteúdos que eles mesmos criam e jogam para as redes de pessoas famosas. Ou seja, com mais cliques no conteúdo, mais dinheiro revertido para os criminosos.


“Na verdade o prêmio inexiste e o seguidor/usuário nunca chegará à página que lhe confere tal prêmio, uma vez que sempre lhe será solicitada a realização de uma nova tarefa, indefinidamente. É pela realização destas tarefas, downloads, verificações ou cliques, que o criminoso obtém sua remuneração”, adverte o advogado de Cleo, Luiz Augusto D’Urso.


Para o advogado, o avanço dessa investigação pode significar um novo norte e um passo importante para ajudar outras celebridades.


RELEMBRE
Cleo
teve sua conta do Instagram hackeada na manhã do dia 16 de outubro de 2019 e avisou seus seguidores via Twitter: “Minha conta no insta foi invadida, já estamos tomando providências”, escreveu. “Não cliquem em nenhum link”.


O hacker publicou no Instagram da cantora uma imagem com uma mensagem sobre doação de celulares. Outras publicações semelhantes foram publicadas nos Stories da conta, que tem cerca de 11,6 milhões de seguidores.


Em julho, a atriz Marina Ruy Barbosa também teve a sua conta no Instagram invadida duas vezes seguidas. As mesmas mensagens que apareceram no perfil de Cleo foram divulgadas na conta de Marina, divulgando uma campanha de doação de celulares.