Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mundo da ilustração fica órfão após morte de Gene Deitch, que assinou Tom e Jerry

Ilustrador também foi diretor de Popeye


Por Redação Educadora Publicado 20/04/2020
Reprodução

Gene Deitch, ilustrador e diretor de animação, morreu aos 95 anos durante a madrugada da sexta-feira, 17, em seu apartamento em Praga, na República Tcheca. Seu editor, Petr Himmel, disse à imprensa que a situação foi inesperada.

Episódios das clássicas séries infantis Tom e Jerry e Popeye foram dirigidos por ele. Deitch ainda dirigiu um desenho próprio, Munro. O curta-metragem tchecoslovaco conta a trajetória de uma criança que é recrutada para o Exército dos Estados Unidos.

Apesar de ter apenas quatro anos, os adultos não percebem sua idade. Essa produção foi a primeira obra que não é americana a ganhar o Oscar na categoria de Melhor Curta-Metragem em Animação, em 1961.

Aposentado desde 2006, foi diretor de animação na Weston Woods, que realizava adaptações de livros infantis. Escreveu um livro autobiográfico sobre sua vida na República Tcheca durante o governo comunista na década de 1960. A história recebeu o nome de Pelo Amor a Praga: a verdadeira história de amor do único americano livre em Praga durante 30 anos de comunismo.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.