Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Veja como órgãos públicos, igrejas e shoppings em Limeira agem para prevenir o coronavírus

Cidade não tem casos confirmados da doença


Por Redação Educadora Publicado 12/03/2020

O Brasil já registra 60 casos confirmados do Covid-19. Outros 930 estão em monitoração e 947 foram descartados. Limeira contabiliza quatro notificações, sendo três suspeitos já descartados e um homem, de 63 anos, ainda aguarda resultados de exames do Instituto Adolfo Lutz.

Mesmo sem confirmação da doença na cidade, os serviços de saúde de Limeira continuam em estado de alerta, e medidas simples, como lavar frequentemente as mãos com água e sabão, tossir ou espirrar levando o rosto à parte interna do cotovelo, manter distância de pessoas que estejam tossindo ou espirrando e não compartilhar objetos de uso pessoal podem prevenir a doença.

Medidas em locais com grande circulação em Limeira:

Ainda não há recomendações ou protocolos a serem seguidos com relação à prevenção do vírus na cidade. Por enquanto, apenas os campi da Unicamp em Limeira – Faculdade de Tecnologia (FT), Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e Colégio Técnico de Limeira (Cotil) tiveram as atividades suspensas a partir desta quinta-feira (12).

CÂMARA DE LIMEIRA

A assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Limeira informou que está preparando uma campanha de orientação interna entre os servidores, com ações preventivas, além de distribuir às pessoas que visitarem a Casa material informativo com dicas de prevenção.

PODER JUDICIÁRIO

Quanto às atividades dos fóruns em Limeira, ainda não foram adotadas medidas, mas os servidores seguem as orientações básicas, como em demais órgãos públicos. “Creio que desta semana para a outra possa haver alguma modificação nessas orientações, mas tudo dependerá de como o Governo Federal ou Estadual irá tratar o problema, por suas pastas da saúde”, informou o diretor do Fórum, juiz Rilton José Rodrigues.

IGREJA CATÓLICA

A Diocese de Limeira também informou que até o momento nenhum protocolo especial está sendo seguido, mas que em breve o bispo Dom José Roberto Fortes Palau deverá emitir nota sobre o assunto. Em 2009, quando da pandemia da gripe A H1N1, a igreja chegou a orientar os fiéis a não darem as mãos na hora do Pai-Nosso ou cumprimentar na “hora da paz de Cristo”.

PREFEITURA DE LIMEIRA

São vários os setores da Prefeitura de Limeira com grande concentração de pessoas. O secretário da Educação, André De Francesco, informou que segue orientações da pasta da Saúde e, por ora, apenas tem repassado às escolas as orientações de prevenção.

Em nota, a Prefeitura afirmou por meio de nota que “desde o início do surgimento dos casos de coronavírus (Covid-19), a cidade está atenta e montou um grupo técnico, formado pela rede pública e privada da cidade e presidido pelo secretário de Saúde, Vitor Santos, para acompanhar a situação. A pasta segue os protocolos do Ministério da Saúde e, no momento, não há recomendação de suspensão de atividades que envolvam a comunidade”.

SHOPPINGS

  • Shopping Nações

A diretoria do Shopping Nações de Limeira se reuniu para discutir, entre outros assuntos, a situação do Covid-19, e informou que “o Informativo da Sociedade Brasileira de Infectologia atualizado hoje, em 12 de março, orienta a evitar pânico e tomar os cuidados básicos. Estão sendo confeccionados panfletos com orientações sobre o Coronavírus para serem distribuídos a partir da próxima semana. Além disso, o Shopping Nações vai deixar álcool gel em pontos estratégicos para que os clientes possam fazer a higienização das mãos”.

  • Limeira Shopping

Por meio de nota, a assessoria do empreendimento informou: “O Limeira Shopping está atento ao avanço de confirmações de casos do coronavírus no Brasil e às recomendações das autoridades sanitárias. O combate ao vírus é feito, principalmente, com a higienização das mãos, com produtos desinfectantes. Diante disso, o empreendimento pretende ampliar, nos próximos dias, a disponibilidade de pontos com álcool em gel, com o objetivo de conscientizar e incentivar os clientes aos hábitos de higiene, com mais segurança e saúde”.

A assessoria do Shopping Pátio Limeira deverá se manifestar em breve.

CAMPEONATO PAULISTA

Diferente de outras regiões do mundo, em que eventos esportivos foram suspensos, o Campeonato Paulista continua normalmente.

A Internacional de Limeira ainda não recebeu nenhuma orientação específica enviada pela Federação Paulista de Futebol. No entanto, a entidade afirma por meio de nota que “frente a questionamentos referentes aos jogos do Campeonato Paulista, o comitê médico da Federação Paulista de Futebol vem a público manifestar que está seguindo à risca o protocolo preconizado pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública para o novo Coronavírus, do Ministério da Saúde”. O jogo entre Internacional de Limeira e Palmeiras, marcado para o dia 14 de março, no Limeirão, está mantido.

Texto: Roberto Gardinalli

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.