Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Secretaria de Saúde de Limeira traz informações sobre o sarampo

Limeira tem 14 casos suspeitos da doença


Por Estadão Conteúdo Publicado 15/08/2019
Divulgação
A Secretaria de Saúde de Limeira alerta a população sobre a importância da vacinação contra o sarampo. Nesta semana, foram registrados 14 casos suspeitos da doença no município. O secretário da pasta, Vitor Santos, salienta que a doença vem avançando em todo país, sobretudo no estado de São Paulo, e que a vacina é a forma mais eficaz de prevenir a enfermidade. Para esclarecer a população, a pasta elaborou 12 perguntas e respostas sobre o tema:
1) Há casos confirmados de sarampo em Limeira?
Não. Nesta semana, foram registrados 14 casos suspeitos da doença.
2) O que é o sarampo?
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral e que pode evoluir de forma grave. A transmissão ocorre por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar.
3) Quais os sintomas?
A enfermidade caracteriza-se principalmente por febre alta, acima de 38,5°C, manchas vermelhas (que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e em seguida, se espalham pelo corpo), tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal).
4) Qual a forma de prevenção?
A vacinação é maneira mais eficaz de prevenir a doença. Levantamento da Divisão de Vigilância Epidemiológica revela que 81,1% das crianças de um ano de idade estão vacinadas, enquanto a cobertura recomendada pelo Ministério da Saúde é de pelo menos 95%.
5) Quem deve tomar a vacina?
O Calendário Nacional de Vacinação prevê duas doses de vacina, sendo uma dose da Tríplice Viral aos 12 meses (que também protege contra caxumba e rubéola) e uma dose da Tetra Viral aos 15 meses (que acrescenta proteção contra a catapora). Pessoas até 29 anos, que não tomaram a vacina, devem receber duas doses da Tríplice Viral. Uma dose da Tríplice Viral também é indicada para pessoas de 30 a 59 anos de idade que não foram vacinadas anteriormente. Idosos (com 60 anos ou mais) não precisam tomar a vacina. Profissionais de saúde devem ter duas doses da vacina. Pessoas que não sabem se tomaram a vacina quando crianças, e têm até 59 anos, devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
6) Quem já teve sarampo, precisa tomar outra dose da vacina?
Não. Pessoas que já tiveram sarampo estão imunes à doença.
7) Qual a contraindicação da vacina?
A vacina não é indicada para grávidas ou pessoas imunodeprimidas (com sistema imunológico enfraquecido).
8) Haverá vacinação em massa?
O secretário de Saúde, Vitor Santos, descarta no momento a vacinação em massa contra o sarampo, considerando-se que não há casos confirmados da doença em Limeira e que o município não é área de risco.
9) Do que a vacina é feita?
A vacina é feita de vírus vivo atenuado (enfraquecido) e atua de forma a estimular o sistema imunológico a desenvolver anticorpos para combater a doença.
10) Quanto tempo a vacina demora para fazer efeito?
Em torno de duas semanas. Quem vai viajar para locais com incidência da doença e não foi vacinado antes, deve procurar uma UBS, pelo menos, 15 dias antes da viagem. Essa recomendação é válida, inclusive, para bebês a partir dos 6 meses de idade.
11) Onde encontrar a vacina?
A vacina está disponível em 15 UBSs e na sede da Vigilância Epidemiológica, que fica na Av. Ana Carolina de Barros Levi, 650. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 12h30 às 16h.
Unidades Básicas de SaúdeEndereço
PlanaltoRua Prof. Ely A. Campos, s/nº
Vista AlegreRua Alberto Pelegrino, s/nº
CecapAv. Fausto E. dos Santos, s/nº
Jd. AeroportoRua Antonio de Luna, s/nº
Jd. Nova EuropaElisa Stalberg, 366
Nossa Senhora das Dores 1Av. Frei João das Mercês, 50
Nossa Senhora das Dores 2Av. Vitório Bortolan, s/nº
Morro AzulRua Oswaldo Bertolini, 500
Pq. Hipólito 1Rua Arlinda Abreu Ribeiro s/nº
Abílio PedroRua Agostinho Gianoto, s/nº
GraminhaRua Luis Pereira do Prado, 156
Nova LimeiraRua José Fontanin, 179
Nova SuíçaRua Vereador Samuel Berto, s/nº
Novo HorizonteRua Nelson F. da Silva, s/nº
TatuRua Alberto Pelegrino, s/nº
Vigilância EpidemiológicaAv. Ana C. B. Levy, 650
12) Haverá “Plantão de Vacinação” neste sábado?
Sim. Neste sábado haverá plantão de vacinação na UBS Nova Suíça, que fica na Rua Vereador Samuel Berto, s/nº. O horário de atendimento é das 8h às 12h. Além do sarampo, serão oferecidas demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.