Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Novo Laser destrói células cancerígenas e bloqueia metástases

A tecnologia tem o potencial de inibir significativamente a progressão da metástase


Por Redação Educadora Publicado 16/06/2019
O dispositivo a laser nos vasos sanguíneos (aqui, em um rato) pode detectar células circulantes escassas. Foto: Universidade de Arkansas

Criado um novo laser que consegue destruir células cancerígenas e tem potencial de inibir metástases, que são a principal causa de mortes pela doença.

Cientistas da Universidade do Arkansas, nos Estados Unidos, desenvolveram um protótipo para destruir células cancerígenas que circulam na corrente sanguínea. A nova técnica para tratamento do melanoma, o câncer de pele, foi publicada na revista Science.

“Em um paciente, nós destruímos 96% das células cancerígenas”, disse Vladimir Zharov, líder da pesquisa, ao IEEE Spectrum.

E ele foi além: “Esta tecnologia tem o potencial de inibir significativamente a progressão da metástase”, afirmou.

A notícia é animadora, já que a disseminação de tumores para outras regiões do organismo é a principal causa de mortes por câncer.

Como

O procedimento é totalmente não-invasivo, ou seja, é feito do lado de fora do corpo do paciente.

De acordo com os pesquisadores envolvidos no estudo, ao apontar o laser nessas células tumorais, elas acabam absorvendo muito mais energia de calor do que as células normais, o que as faz expandir e colapsar, ou seja, morrer.

O uso de tecnologias com laser é uma tendência no desenvolvimento de terapias contra o câncer.

Além da Universidade do Arkansas, outras instituições de pesquisa realizam trabalhos similares que buscam aumentar a eficiência da técnica para que ela possa ser utilizada em larga escala nos tratamentos do futuro.

Com informações do Só Notícia Boa e da Galileu

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.