Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

MP se reúne com Saúde sobre gravidade do coronavírus em Limeira

Comércio pode ser fechado novamente, conforme apurou a Educadora


Por Renata Reis Publicado 22/06/2020
Quarentena Coronavírus Covid 19

O promotor de Defesa da Saúde Pública em Limeira, Rafael Pressuto, esteve em reunião virtual com o secretário municipal da pasta, Vitor Santos, na manhã desta segunda-feira (22) para acompanhar as providências que deverão ser tomadas pelo avanço do coronavírus na cidade. Conforme apurou a Educadora, uma das possibilidades é fechar novamente o comércio.

A Educadora mostrou a atualização de casos nesta segunda, que teve seis óbitos confirmados em 24 horas. O total é de 46 até o momento e outras seis mortes são investigadas.

O promotor foi informado que o prefeito Mario Botion (PSD) está ciente da situação. O chefe do Executivo local teve uma reunião com o grupo técnico da Saúde e foi alertado sobre a gravidade.

O prefeito tem a prerrogativa de retroceder a flexibilização das atividades econômicas não essenciais. A cidade, por enquanto, está na fase 2 do Plano São Paulo. O governador João Doria (PSDB) deverá se pronunciar sobre as regiões que mudarão de fases na próxima sexta-feira (26), mas, assim como ocorreu em Campinas, Limeira poderá se antecipar.

“O cenário atual é preocupante, considerando o crescimento da curva epidemiológica e taxa de ocupação de leitos. O Município, no âmbito da competência concorrente, tem a prerrogativa de adotar medidas mais restritivas no âmbito local, podendo, inclusive, retroceder a fase em que foi classificada pelo Estado. O Ministério Público tem conhecimento de que o prefeito se reuniu, nesta manhã, com sua equipe técnica e foi alertado sobre a gravidade da situação. Aguardamos, assim, um posicionamento oficial, para análise da necessidade de outras providências”, disse o promotor Rafael Pressuto à Educadora.

Além dos números preocupantes de óbitos e casos confirmados, o que preocupa, e é um indicador de monitoramento do Estado, é a taxa de ocupação de leitos. Na Unidade de Referência de Covid, a taxa de ocupação de leitos da UTI nesta segunda-feira é de 81,8%. Os leitos clínicos têm ocupação de 90,9%.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.