Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Morte súbita pode ser evitada com promoção da saúde

Uma das principais doenças cardiovasculares que desencadeiam a condição é a arritmia cardíaca, presente em mais de 20 milhões de pessoas


Por Estadão Conteúdo Publicado 19/07/2019

Os casos de morte súbita têm sido cada vez mais frequentes no Brasil. Segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC) cerca de 300 mil brasileiros são vítimas da morte súbita anualmente. Uma das principais doenças cardiovasculares que desencadeiam a condição é a arritmia cardíaca, presente em mais de 20 milhões de pessoas.

“O coração possui um ritmo constante e regular chamado de ritmo sinusal. A arritmia cardíaca acontece quando ocorre alguma alteração ou propagação do estímulo elétrico responsável pelo ritmo cardíaco”, esclarece o cardiologista Dr. Henrique Grinberg. Basicamente, a arritmia cardíaca pode ser dividida em bradiarritmias, quando a frequência cardíaca está baixa, e taquiarritmias, quando a frequência do coração está maior que o normal.

As palpitações, fraqueza, falta de ar, suor frio, palidez, cansaço e tontura são alguns dos sintomas de arritmia cardíaca que a pessoa pode detectar. No entanto, o cardiologista alerta que é importante não aguardar os sinais da condição para buscar auxílio médico. “Muitas vezes o indivíduo não tem os sintomas clássicos de arritmia cardíaca e é acometido por uma morte súbita devido a uma doença cardiovascular não tratada”, explica.

Foi exatamente isso o que aconteceu com o modelo Tales Newton Gomes Alvarenga Soares, de 25 anos, em abril de 2019. Durante o desfile da São Paulo Fashion Week, Soares desmaiou e recebeu o atendimento médico ainda na passarela, porém, chegou sem vida à unidade médica. O laudo necroscópico revelou que o modelo tinha uma doença cardiovascular não diagnosticada.

“Apesar de a  maior incidência de arritmia cardíaca ser na população idosa, pessoas jovens também podem desenvolver a condição”, reforça o Dr. Henrique Grinberg. “O check-up cardiológico anual é fundamental para que essas patologias sejam identificadas precocemente”, ressalta.

Atletas também podem ser acometidos pela morte súbita
A prática de exercícios físicos e a dieta equilibrada são atitudes indiscutivelmente benéficas para a saúde. No entanto, mesmo as pessoas que têm uma rotina balanceada podem ser afetadas pela morte súbita.

Um caso recente de morte súbita envolvendo um profissional de educação física aconteceu em Linhares, no Espírito Santo. O personal trainer Renan Bergamaschi, de 23 anos, passou mal enquanto corria na esteira de sua academia. Ele foi socorrido, mas, assim como aconteceu com o modelo Tales, não resistiu.

“O acompanhamento da saúde cardíaca é essencial para as pessoas que praticam atividade física, tanto para os atletas quanto para aqueles que buscam um estilo de vida mais saudável. A avaliação auxilia o indivíduo a entender como o coração se comporta durante o exercício físico e como obter a melhor performance sem prejudicar a saúde cardiovascular”, conta o Dr. Henrique Grinberg, cardiologista com ênfase em cardiologia esportiva.

A promoção da saúde é a melhor maneira de evitar que os casos de morte súbita se repitam. Além dos hábitos saudáveis, fazer exames cardiológicos periodicamente, mesmo sem nenhum sintoma aparente, é indispensável para garantir a qualidade de vida.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.