Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Frio pode intensificar dores nos membros inferiores

Por conta da baixa temperatura, a redução da atividade muscular aumenta o risco de entorses e lesões


Por Estadão Conteúdo Publicado 21/06/2019
Divulgação

O inverno de 2019 terá início no Hemisfério Sul nesta sexta-feira (21), com a baixa temperatura, é comum que dores musculares apareçam, principalmente nos membros inferiores. Os idosos, sedentários e pessoas com fascite plantar e artrose são as mais afetadas por esses incômodos.

De acordo com a pesquisa “Os Pés Brasileiros”, realizada pela Pés Sem Dor, empresa especialista em palmilhas ortopédicas, cerca 34,3% dos homens e 46,9% das mulheres têm dores no joelho, enquanto 22,4% dos homens e 34,3% das mulheres têm dores nos tornozelos. “A tendência para quem já sofre com dores nos membros inferiores é que esse quadro piore no inverno”, diz Mateus Martinez, Diretor de Fisioterapia da Pés Sem Dor.

Segundo ele, o músculo fica mais retraído e as pessoas se movimentam menos. A redução da atividade muscular prejudica a circulação sanguínea e a lubrificação das articulações.

Por conta da baixa temperatura, a redução da atividade muscular aumenta o risco de entorses e lesões. Portanto, a aplicação de gelo continua sendo a grande aliada, mesmo nos dias frios, já que os traumas e as dores agudas respondem melhor ao gelo. Já para dores musculares e contraturas, bolsas térmicas são as mais indicadas.

De acordo com o fisioterapeuta, algumas medidas devem ser tomadas para evitar lesões no inverno: “A prática de atividades físicas é de extrema importância nessa época do ano. Deve-se ter o cuidado especial antes de realizar tal atividade, já que é preciso realizar um bom aquecimento para evitar lesões”, comenta Martinez.

Para consultar a pesquisa, ver dicas para dores nos pés, tornozelos e joelhos, acesse: www.pessemdor.com br

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.