Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Especialista indica alternativas para lidar com ansiedade

Segundo a OMS, Brasil lidera estatísticas nas Américas, com 9,3% da população do país atingida pelo transtorno


Por Redação Educadora Publicado 17/09/2019

A ansiedade tem se tornado cada vez mais comum na vida dos brasileiros. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 18,6 milhões de pessoas enfrentam o problema no Brasil atualmente, ou seja, 9,3% da população. Para Renata Prada, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Limeira, o excesso de auto cobrança e o estresse do dia a dia estão entre as causas mais comuns que resultam no transtorno.

“Com a correria cotidiana, há uma reação fisiológica ao estresse e podemos nos sentir ansiosos a maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente. Preocupações, tensões ou medos exagerados, seja em relação à saúde, dinheiro, família ou trabalho, são sintomas comuns. Por vezes, também resultam numa sensação contínua de que um desastre ou algo muito ruim vai acontecer”, explica a docente.

Renata comenta ainda que, a partir do momento em que a pessoa sentir que está perdendo o controle de suas emoções, o ideal é procurar um terapeuta profissional, que poderá orientá-la e auxiliá-la a lidar adequadamente com a situação. Tratamentos alternativos, como acupuntura, reike e massoterapia também ajudam a evitar que o problema evolua para crises mais severas, porque proporcionam bem-estar.

“Inicialmente, tire um tempo para você, faça uma atividade física e evite pensamentos repetitivos e negativos. Procure também por Práticas Integrativas Complementares (PICs), tratamentos que utilizam recursos terapêuticos amplamente reconhecidos pelas instituições de saúde e que auxiliam muito no controle desse transtorno. Esses procedimentos, inclusive, promovem a interação entre corpo e mente de maneira eficaz”, ressalta.

 

Tratamento integrado

Quando a ansiedade passa a ser patológica, ela prejudica o dia a dia, causando transtornos físicos e psicológicos. Por exemplo, quando a pessoa deixa de efetuar uma tarefa rotineira e faltar a compromissos. Formada em administração de empresas e atuando com desenvolvimento pessoal na iniciativa privada, Kátia Moraes presenciou diversos casos com colegas de trabalho.

Para auxiliar os companheiros que enfrentavam essa dificuldade, a administradora resolveu cursar psicologia. Porém, mesmo após se formar, notou que ainda faltava algo para complementar o tratamento. “A maioria das pessoas com quem eu trabalhava não possuía dificuldades técnicas em suas funções. Eram as questões emocionais e psicológicas que afetavam o desempenho delas”, descreve.

Com o objetivo de se aprofundar no segmento, Kátia ingressou no curso Auriculoterapia do Senac Limeira e conseguiu associar a psicologia com uma técnica terapêutica natural, sem o uso de medicamentos. Essa primeira formação a estimulou a cursar outras capacitações na unidade, como Acupuntura, Reflexologia Podal, Cromoterapia, Aromaterapia, Chi Kung, Pedras Quentes e Pindas e Massagem indiana Abhyanga.

Baseadas na medicina chinesa tradicional, as práticas atuam na chamada força vital QI (energia) e visam reestabelecer a saúde. “Hoje, por exemplo, aplico muitas sessões de acupuntura, que ajudam no tratamento complementar de ansiedade ou similares, promovendo a integração que corpo e mente necessitam. Com isso, consegui melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos meus pacientes e companheiros de trabalho”, comemora Kátia.

 

Serviço:

Senac Limeira

Endereço: Rua Quadros Sobrinho, 1 – Centro – Limeira/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/limeira

 

Senac Rio Claro

Endereço: Avenida Dois, 720 – Centro – Rio Claro/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/rioclaro

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.