Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cuidados com alimentação são essenciais para ter uma boca saudável

Veja dicas de especialistas para evitar doenças bucais


Por Redação Educadora Publicado 19/01/2020
Pixabay

A correria da vida moderna e uma alimentação desregrada já são velhos inimigos para uma vida saudável. No âmbito da saúde bucal, colaboram para essa condição a ingestão de alimentos ácidos e industrializados – os principais agentes de erosões dentais e outras doenças bucais.

A erosão dental (ou biocorrosão) pode ser compreendida como a dissolução do esmalte dental, causando alteração da coloração do dente e hipersensibilidade ao frio. Bebidas alcoólicas ou escuras, como café e alguns refrigerantes, assim como carboidratos, são alguns dos alimentos que podem causar essas complicações se ingeridos excessivamente. Isso, associado à escovação intensa com escovas de cerdas duras, pode agravar ainda mais o problema pelo aumento da fricção do ácido com os dentes.

Camillo Anauate Netto, conselheiro suplente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), aponta bebidas como vodca e vinhos como coadjuvantes do problema. Pelo pH ácido e alto teor alcoólico, a ingestão exagerada inibe a salivação, intensificando os processos ácidos que induzem a biocorrosão. Além do desgaste, o álcool também é responsável por outras doenças bucais.

“O álcool pode irritar as mucosas da boca. Seu consumo abusivo pode causar alterações celulares nestes tecidos moles bucais e aumentar a predisposição a doenças cancerizáveis na boca e garganta”, explica.

Frutas ácidas, como kiwi, limão, laranja, também podem causar erosão dental. “Quando se morde ou se chupa uma fruta cítrica aumentamos o seu poder de corrosão da estrutura dental por conta da fricção mecânica contra os dentes. Sucos dessas frutas também podem prejudicar, a dica é tomá-los com canudo (biodegradável) para minimizar o contato com os dentes”, explica o especialista.

Café e carboidratos

O café, um favorito dos brasileiros, é outra bebida que pode prejudicar o nosso sorriso. Segundo o especialista, o líquido tem poder corante das estruturas dentais quando consumido com muita frequência. “O café pode pigmentar as estruturas dentais e restaurações de resina. Porém estes pigmentos normalmente são removidos com uma profilaxia profissional”, comenta Netto.

Já alimentos ricos em carboidratos contribuem para problemas como cáries e degradação do esmalte e dentina. “Carboidratos fermentáveis também produzem ácidos e podem prejudicar quando a higienização dental não é realizada com eficácia e frequência recomendadas”, diz Netto.

Cuidados com a higiene bucal podem prevenir a maioria dos problemas bucais, principalmente os provenientes da alimentação. Para evitar a erosão dental, o cirurgião-dentista recomenda que a escovação seja realizada cerca de 20 a 30 minutos após a refeição, período necessário para que o teor ácido bucal se estabilize.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.