Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Brasil é o país mais ansioso do mundo

Povo brasileiro é o mais ansioso do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde


Por Estadão Conteúdo Publicado 16/08/2019

O povo brasileiro é o mais ansioso do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. O país tem 18,6 milhões de pessoas (9,3% da população) sofrendo do transtorno. No Distrito Federal, são feitos mais de 17 mil atendimentos por mês nos nove Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Porém o número de casos pode ser maior, considerando que ainda existe preconceito da população em relação aos tratamentos de saúde mental e alguns pacientes deixam de procurar o serviço de saúde.

A ansiedade atrapalha a vida do paciente e das pessoas ao seu redor, afetando relacionamentos, vida social e profissional, além de ser considerada uma porta de entrada para outras patologias. O Dr. Luan Diego Marques, médico psiquiatra em Brasília, explicou as causas, diagnóstico, tratamentos e se é possível prevenir a doença.

Causas
Pode haver uma variedade de fatores que contribuem para o aparecimento de um transtorno de ansiedade, dentre eles os fatores genéticos, físicos e ambientais. A genética influencia no temperamento de uma pessoa, o que afeta o modo como esta lida com o estresse. Além do mais, quando os neurotransmissores não estão adequadamente balanceados, eles não são capazes de enviar corretamente mensagens por todo o cérebro, causando um prejuízo na regulação emocional do paciente.  Por último, quando as pessoas vivem ou trabalham em ambientes dominados por altos níveis de estresse, elas são mais propensas a sofrer de ansiedade como resultado de seu ambiente negativo.

Sintomas
Se houver sintomas como dor ou aperto no peito, medo, falta de ar, aumento do suor, tremores,  alteração no sono, tensão muscular e inquietação constante, deve-se procurar um médico para descartar doenças médicas que possam está causando os sintomas, se forem excluídas causas orgânicas deve-se proceder para avaliação com psiquiatra ou psicólogo.

Tratamentos
Psicoterapia e mudanças no estilo de vida podem ser eficazes para boa parte dos casos de ansiedade. Todavia, eventualmente é necessário o uso de medicamentos em conjunto com a psicoterapia. Existem vários tipos de remédios seguros que podem auxiliar no tratamento do transtorno de ansiedade. Os remédios podem ajudar a controlar sintomas, consequentemente restaurando um a qualidade de vida e auxiliando no processo psicoterapêutico.

Prevenção
Existem várias formas de prevenir a ansiedade, a começar por um estilo de vida com menos estresse. A prática de exercícios físicos contribui de forma importante para a prevenção de sintomas ansiosos, bem como uma rotina de sono e alimentação equilibrada. Deve-se também evitar o uso de substâncias como cigarros, álcool e outras drogas, pois estas possuem um papel direto na origem da ansiedade.

Ainda segundo o Dr. Luan, pacientes que realizam o tratamento adequado pode apresentar cura do transtorno de ansiedade generalizada entre 80 e 90%, transformando a ansiedade patológica em ansiedade normal.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.