Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Alivie os efeitos da comilança das festas com dieta detox

Para amenizar os efeitos e ajudar o fígado e os rins a eliminar as toxinas, a dica é, além de ingerir muita água


Por Nani Camargo Publicado 01/01/2020

Dezembro é um mês difícil de se manter na linha. Afinal, geralmente começa com confraternização no trabalho e segue com festinhas entre amigos e familiares. Passa por reuniões da turma de antigamente, do grupo do último curso, da academia, dos vizinhos… É a ocasião de comemorar e bebemorar! E continua com as ceias de Natal e Réveillon. Além de engordar, os dias de excesso de comida e bebida podem causar desconforto abdominal, dor de cabeça, gases e indisposição.

Para amenizar os efeitos e ajudar o fígado e os rins a eliminar as toxinas, a dica é, além de ingerir muita água, compensar consumindo, nos dias seguintes ao da extravagância, água de coco, suco detox e chá. E seguir dieta à base de frutas, legumes e outros alimentos leves, como sopa.  

A nutricionista Adriana Martinhão, do Grupo São Francisco – que faz parte do Sistema Hapvida, explica que os sucos desintoxicantes e os chás trazem vários benefícios à saúde. “Essas bebidas melhoram o sistema digestivo estimulando o corpo a produzir enzimas digestivas. Contribuem para eliminar líquidos retidos e, por terem poucas calorias, podem ajudar a emagrecer”, enumera.

 

A nutricionista Adriana Martinhão, do Grupo São Francisco, que faz parte do Sistema Hapvida – CRÉDITO: Divulgação

 

Ao combinar frutas, legumes e especiarias é possível criar bebidas de várias tonalidades e muito saudáveis. “Você pode acrescentar, por exemplo, gengibre para acelerar o metabolismo. Só não pode usar a raiz dessa planta quem tem hipertensão, cardiopatias, alergias e hipertireoidismo”, orienta.

 

O suco verde é o mais conhecido entre todos os coloridos, mas Adriana lembra que há outros que também têm função detox. Também ajuda nesta função o consumo de chás diuréticos, que podem ser bebidos frio ou quente.

 

A nutricionista ensina como fazer sucos detoxpráticos e simples (veja abaixo as receitas). Para variar, é só utilizar uma receita base e mudar a fruta ou o legume.

Adriana ressalta que para recuperar mais rápido, além da bebida detox, nos dias seguintes à comilança é necessário adotar uma dieta à base de frutas, legumes e folhas verdes e outros alimentos leves, como sopas, que também ajudam na recuperação.

 

“Para quem não gosta de sopa, o importante é escolher alimentos mais leves, como queijo branco e carne, se consumir, de peixe ou frango”, orienta. Mas não é só. “Aliada a esta dieta especial para desintoxicar é preciso fazer atividade física, mesmo que seja uma caminhada leve para recuperação mais rápida do organismo”, orienta. 

Sobre o Sistema Hapvida

Com mais de 6 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como o maior e único sistema de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, América, Promed e Ame, além da operadora Hapvida.

 

Atua com mais de 29 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais 14 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 40 hospitais, 155 clínicas médicas, 42 prontos atendimentos, 141 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial (Vida&Imagem).

Receitas

Suco detox 1

1 limão espremido 

1/4 de pepino

1/4 de cenoura

3 raminhos de salsa 

1 kiwi

1/2 maçã 

Bata tudo no liquidificador com água gelada e gelo. Tome em seguida.

Suco detox 2

6 unidade de uva 

1 fatia pequena de melão 

1/3 de maçã

3 rodelas de gengibre

1/4 de pepino

1 limão espremido 

Bata tudo no liquidificador com água gelada e gelo. Tome em seguida.

Sopa detox

250g de peito de frango cozido e desfiado 

1 cenoura

1 chuchu

1/2 repolho 

1 xícara de cabotiã picada

Cozinhe tudo na panela de pressão por 5 minutos. Pode bater no liquidificador se preferir.

Chá diurético

500 ml de água

1 canela em pau

1 colher de sopa de hibisco

1 pedaço de gengibre

1 colher de chá de cravo

Ferva a água com a canela por 5 minutos. Desligue o fogo, acrescente os demais ingredientes, abafe a mistura por 10 minutos e em seguida coe-a. Pode beber quente ou gelado.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.