Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Usina Iracema soma 31 casos e Stial oficia Prefeitura e Câmara sobre covid-19 em Iracemápolis

Dois trabalhadores da unidade morreram de coronavírus


Por Redação Educadora Publicado 22/07/2020 Atualizado 23/07/2020
Foto: Arquivo/Sindicato da Alimentação de Limeira e Região

O Stial (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Limeira e Região) encaminhou ofícios aos vereadores e à Prefeitura de Iracemápolis, a respeito dos casos de covid-19 na Usina Iracema (Grupo São Martinho), de Iracemápolis. Até a semana passada, eram 31 casos na unidade, sendo que dois trabalhadores morreram de coronavírus.

“Essa quantidade de casos causa alarme e preocupação ao sindicato, e mostra a vulnerabilidade dos trabalhadores”, cita trecho do documento. O envio do ofício às autoridades locais se justifica também pelo temor do Stial, de que o problema ultrapasse os muros da empresa, e afete o município.

O sindicato alerta para o descumprimento de normas sanitárias no local, como o distanciamento mínimo entre trabalhadores de 1,5 m. Às autoridades, a entidade relata que já pediu à Usina Iracema que o contingente de trabalhadores (e terceirizados) na unidade seja negociado junto ao sindicato, com o objetivo de garantir somente os serviços essenciais. Além disso, que requereu o afastamento remunerado de todos os trabalhadores considerados de grupo de risco, sem prejuízo nos seus rendimentos.

No ofício, o Stial cita que reivindicou junto à Usina a notificação diária dos casos confirmados e suspeitos, de trabalhadores e terceirizados. “Queremos que a empresa informe a quantidade de empregados por meio de transporte (carro ou ônibus), de forma a assegurar que haja um contingente adequado para a preservação da vida e saúde”, relatou o presidente do Stial, Artur Bueno Júnior, sobre as intervenções junto à empresa.

A reivindicação mais importante, no entanto, foi pela criação de um Comitê Local, com a participação do Sindicato, para acompanhamento e elaboração de medidas de combate ao covid-19. “Ao final, um programa de testagem dos empregados, para que se faça um efetivo controle da doença na unidade”, enfatizou o presidente do Stial.

Na semana passada, a Usina Iracema emitiu comunicado à imprensa relatando estar seguindo todas as normas sanitárias prescritas pelas autoridades, contra o coronavírus. “Não está sendo feito o correto controle, os casos e mortes comprovam”, finalizou Artur Bueno Júnior.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.