Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Usina Iracema afirma que segue ações de prevenção à covid-19 recomendadas pelo Ministério Público do Trabalho

Após mortes de trabalhadores, empresa se pronunciou, através de nota, e também afirmou que opera com “contingente a permitir o funcionamento de suas atividades essenciais”


Por Danilo Janine Publicado 16/07/2020 Atualizado 22/07/2020
Foto: Arquivo/Sindicato da Alimentação de Limeira e Região

Após duas mortes de trabalhadores da Usina Iracema, em Iracemápolis, por coronavírus, a empresa enviou nota à Educadora afirmando que segue ações de prevenção à covid-19 recomendadas pelo Ministério Público do Trabalho, pela Secretaria Especial do Trabalho, Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e entidades como Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar) e Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Na nota, a empresa do Grupo São Martinho afirma ainda que todas essas ações “têm se mostrado suficientes e eficazes, inexistindo qualquer indício de transmissão ou risco de contaminação durante a relação de trabalho”.

A nota explica também que a empresa “opera com o contingente a permitir o funcionamento de suas atividades essenciais”; que “o transporte de seus colaboradores opera de forma que os ônibus não atinjam mais de 50% de sua capacidade”; que “acompanha diariamente a aplicação das medidas adotadas e sua efetividade, bem como analisa eventuais oportunidades de melhorias”; que “afastou e monitora os colaboradores com recomendação médica de distanciamento social utilizando as modalidades de gestão apresentadas pela legislação vigente” e que “reitera seu compromisso com a saúde e bem-estar de seus colaboradores”.

Conforme mostrou a Educadora, além da morte de dois trabalhadores da Usina Iracema por covid-19, já são 29 os casos confirmados de funcionários da empresa contaminados com o novo coronavírus.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Limeira e Região (Stial) tem criticado as medidas adotas pela empresa no combate a transmissão da doença entre os trabalhadores e cobra outras ações.

Leia abaixo, na íntegra, a nota enviada pela Usina Iracema.

A Usina Iracema informa que as ações adotadas na prevenção ao Covid-19 atendem as recomendações da Secretaria Especial do Trabalho, Ministério Público do Trabalho, Anvisa e entidades como a UNICA e FIESP, as quais têm se mostrado suficientes e eficazes, inexistindo qualquer indício de transmissão ou risco de contaminação durante a relação de trabalho.

A Companhia informa ainda que:

1)         Opera com o contingente a permitir o funcionamento de suas atividades essenciais;

2)         Informa periodicamente todos os casos de colaboradores relacionados ao Covid-19;

3)         O transporte de seus colaboradores opera de forma que os ônibus não atinjam mais de 50% de sua capacidade;

4)         Acompanha diariamente a aplicação das medidas adotadas e sua efetividade, bem como analisa eventuais oportunidades de melhorias;

5)         Afastou e monitora os colaboradores com recomendação médica de distanciamento social utilizando as modalidades de gestão apresentadas pela legislação vigente; 

6)         A Vigilância Epidemiológica é o órgão responsável pela definição do plano de testagem do Covid-19 e o protocolo vigente estabelece a realização de testes através da rede de saúde em pessoas sintomáticas.

A Companhia reitera seu compromisso com a saúde e bem-estar de seus colaboradores e se coloca à disposição para esclarecimentos adicionais que se façam necessários.

Usina Iracema
15.07.20

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.