Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cordeirópolis ultrapassa 500 casos e confirma sétima morte por covid-19

Com 530 casos registrados nesta terça-feira (14), Prefeitura confirmou o sétimo óbito causado pela doença no município


Por Redação Educadora Publicado 14/07/2020
Foto: Divulgação/Prefeitura de Cordeirópolis

Cordeirópolis confirmou, em coletiva de imprensa online na manhã desta terça-feira (14), o sétimo óbito por covid-19. Trata-se de um homem de 48 anos. A cidade também ultrapassou 500 casos positivos de coronavírus: são 530 ocorrências.

O prefeito de Cordeirópolis, Adinan Ortolan (MDB), a diretora de Média e Alta Complexidade, Kelen Rampo, a médica, Emille Hajala e a vice-prefeita, Fátima Celin (PT), apresentaram os totens de álcool gel que serão distribuídos nos próximos dias em pontos estratégicos da cidade.

Com o número de casos aumentando, as dúvidas vão surgindo em relação se a pessoa está curada ou não da covid-19. A diretora de Média e Alta Complexidade, Kelen Rampo, esclareceu como é o protocolo em Cordeirópolis. “No início dos atendimentos, o nosso protocolo era realizar o teste rápido no paciente, para identificarmos se ele criou anticorpos para liberá-lo às suas atividades. Recentemente, esse protocolo mudou. O novo protocolo do Ministério da Saúde, inclusive utilizado pelo Hospital Albert Einstein de São Paulo, apresenta que o teste rápido na alta do paciente, mais atrapalha do que auxilia. Hoje adotamos o seguinte protocolo de alta: o paciente poderá ter alta no 15° dia, se estiver há três dias sem sintomas. Caso ele continue apresentando sintomas, vamos afastá-lo por mais sete dias”, explicou.

TELEATENDIMENTO

A médica, Emille Hajala, participou da live para explicar como funciona o teleatendimento implantado na cidade. “Esse método de atendimento teve início quando os casos começaram a aumentar. Via telefone, entramos em contato com os pacientes para orientá-los sobre os sintomas da doença, além disso, aproveitamos para tranquilizá-los, já que é uma doença nova e, muitas vezes, a pessoa positivada tem dúvidas.”

TESTE RÁPIDO EM CUIDADORES

Em ação realizada na segunda-feira (13), no Centro de Convivência do Idoso (CCI), 87 cuidadores realizaram o teste rápido de covid-19 e apenas um testou positivo.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.