Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cordeirópolis confirma 1º caso de coronavírus

Teste rápido mostrou que homem, de 40 anos, teve o vírus, mas a "cicatriz" indica que ele está curado e não transmite mais a doença


Por Renata Reis Publicado 07/04/2020
Brasil já tem 20 casos suspeitos do novo coronavírus
Foto: Divulgação

Cordeirópolis teve confirmado oficialmente o primeiro caso de coronavírus, informou a Vigilância Epidemiológica do Município na tarde desta terça-feira (7).

O resultado do exame ficou pronto na tarde de segunda-feira (6), de um homem, com idade na faixa dos 40 anos e que apresentou sintomas. Segundo nota da Prefeitura de Cordeirópolis, o paciente já cumpriu isolamento de 20 dias.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Nayara Belinni, explicou que, neste caso, o exame demonstra que o paciente possui anticorpos e a “cicatriz” do vírus Covid-19. “Ou seja, ele foi infectado, apresentou sintomas respiratórios e foi curado. Importante ressaltar que a presença dessa cicatriz demonstra que ele já não transmite o vírus”.

Uma terceira paciente com sintomas respiratórios foi testada nesta segunda-feira e o resultado foi negativo. “Com os testes em mãos teremos a resposta rápida que precisamos para definir as melhores estratégias de combate ao Covid-19, sem dependermos dos grandes institutos que estão tendo dificuldades em processar os testes laboratoriais”.

Cordeirópolis comprou testes rápidos e recebeu o material na segunda-feira (6). Foram realizados os primeiros testes e, entre eles, o resultado positivo deste homem.

COMO FUNCIONA

A Vigilância explica que o teste precisa de uma gota de sangue e, a partir da leitura de três linhas, podem aparecer: a sigla IGM, que significa que o paciente apresenta infecção aguda/ ativa. Ou seja, o paciente está com o vírus ativo em seu organismo. Também pode apontar a sigla IGG, que significa que o paciente já teve contato com o vírus e se curou, pois apresenta o que tecnicamente é conhecido como a cicatriz do vírus, além de anticorpos de imunidade. Como já está curado, o paciente não transmite mais a doença. E, caso o resultado aponte para a letra C, significa que a pessoa não tem e não teve contato com o vírus.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.