Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

PSOL protocola projeto por fila única emergencial para gestão de leitos hospitalares

A ideia é que a medida assegure a utilização, o controle e o gerenciamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) de toda capacidade hospitalar instalada no país


Por Folhapress Publicado 01/05/2020
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados protocolou, na quinta-feira (30), um projeto de lei que cria uma fila única emergencial para a gestão de leitos hospitalares, compreendendo o sistema público e privado de saúde.

A ideia é que a medida assegure a utilização, o controle e o gerenciamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde) de toda capacidade hospitalar instalada no país, “com o objetivo de garantir acesso universal e igualitário à rede hospitalar frente à pandemia do novo coronavírus”.

Medida semelhante já foi adotada por ao menos dois países. O governo da Espanha, por exemplo, estatizou provisória e excepcionalmente todos os hospitais privados, enquanto na Irlanda hospitais particulares foram abertos para atender o público em geral enquanto durar a pandemia da Covid-19.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.