Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Na volta do G7, presidente do Chile será recebido por Bolsonaro em Brasília

Jair Bolsonaro (PSL) vai se reunir com seu contraparte chileno, Sebastián Piñera, na manhã desta quarta-feira (28), em Brasília


Por Folhapress Publicado 28/08/2019

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) vai se reunir com seu contraparte chileno, Sebastián Piñera, na manhã desta quarta-feira (28), em Brasília.

De acordo com pessoas próximas ao assunto, a agenda foi solicitada pelo chileno na segunda e confirmada pelo Brasil no fim da tarde de terça (27). O Planalto divulgou o encontro horas mais tarde, durante a noite.

Piñera deve relatar ao presidente brasileiro as discussões durante a cúpula do G7, na França, da qual ele participou como membro convidado.

Bolsonaro receberá o mandatário chileno com um café da manhã no Palácio da Alvorada. Devem participar do encontro os ministros Fernando Azevedo (Defesa) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores).

O incêndio na floresta amazônica esteve entre os principais assuntos discutidos durante o encontro, realizado em Biarritz entre sábado (24) e segunda-feira (26).

O governo brasileiro vê em Piñera e no presidente americano, Donald Trump, seus principais aliados presentes no fórum, do qual o Brasil não faz parte.

Participam do G7 Alemanha, Canadá, França, Estados Unidos, Itália, Reino Unido e Japão. Chile e Espanha participaram como convidados nesta edição.

O governo Bolsonaro foi alvo de uma série de críticas por parte do anfitrião do encontro, o presidente francês, Emmanuel Macron.

Ele levou a questão das queimadas na Amazônia como uma de suas principais preocupações para o grupo. Uma crise diplomática entre França e Brasil se desenhou na esteira do G7, com troca de farpas públicas entre Macron e Bolsonaro.

O presidente brasileiro tem resistido em aceitar uma ajuda de US$ 20 milhões (cerca de R$ 83 milhões) ofertada pelo mandatário francês em nome do G7.

Bolsonaro tem repetido que os europeus querem interferir na soberania brasileira em relação às políticas ambientais adotadas na Amazônia.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.