Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Brasil retira exigência de visto para turistas do Qatar

Acordo recíproco foi assinado durante encontro com o emir do Qatar, Tamin Bin Hamad al Thani, nesta segunda (28), no Palácio Real, em Doha


Por Folhapress Publicado 28/10/2019
(Abu Dhabi – EAU, 27/10/2019) Presidente da República, Jair Bolsonaro, durante visita à Grande Mesquita Xeque Zayed. Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

Assim como fez na China, o presidente Jair Bolsonaro isentou a população do Qatar de visto para viagens de turismo, trânsito e negócios ao Brasil.

O acordo recíproco foi assinado durante encontro com o emir do Qatar, Tamin Bin Hamad al Thani, nesta segunda (28), no Palácio Real, em Doha. O Qatar tem 2,6 milhões de habitantes.

No entanto, os brasileiros já tinham direito à dispensa de visto para entrar no Qatar e permanecer lá por até 30 dias, prorrogáveis por mais 30.

Além da liberação de visto, os líderes dos dois países assinaram acordos sobre serviços aéreos e memorandos de cooperação no campo da saúde, defesa e de grandes eventos.

Em conversa com a imprensa, Bolsonaro revelou que um dos assuntos tratados com o emir do Qatar foi a possível mudança da embaixada de Israel, tema que carrega muito simbolismo, segundo ele.

“No Brasil são quase 40% de evangélicos que querem essa mudança da embaixada. Nós respeitamos o mundo todo e a recíproca está sendo verdadeira quando entramos nesse assunto. Acho que mais cedo ou mais tarde pode acontecer a transferência da embaixada”, afirmou, reforçando que não houve uma reclamação por parte do emir.

O Qatar foi um dos primeiros países a se posicionar contra o governo brasileiro em relação a possível transferência da embaixada de Tel-Aviv para Jerusalém, seguindo o movimento do presidente americano, Donald Trump.

De acordo com o presidente brasileiro, o encontro com as autoridades do Qatar teve um teor muito parecido com o da visita anterior, aos Emirados Árabes, com o tema da defesa e demonstração de interesses em intensificar e diversificar os negócios com o Brasil.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.