Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Bolsonaro apresenta quadro clínico estável após cirurgia e vai receber visitas restritas

O procedimento começou às 7h35 e terminou às 12h40


Por Redação Educadora Publicado 08/09/2019

Após quase cinco horas de cirurgia para correção de hérnia incisional, o presidente Jair Bolsonaro apresenta quadro clínico estável e deverá receber visitas restritas, informam o porta-voz da Presidência da República, general Otávio Rego Barros, e o médico responsável pelo procedimento, Antônio Macedo, cirurgião geral do Hospital Vila Nova Star, na zona Sul de São Paulo. O procedimento começou às 7h35 e terminou às 12h40.

Segundo Macedo, o procedimento foi longo devido a uma aderência do intestino, mas correu sem complicações. “A gente fala que vai durar duas horas. Mas vai durar o que é necessário. Se precisar durar quatro, que demore. O importante é ficar bem feito. Tem de ter muito cuidado para não machucar o intestino de forma alguma”, explicou.

Ao ser questionado sobre possíveis novas cirurgias, o médico disse que a chance da hérnia voltar é pequena. “Elas tem índice de reincidir, mas essa probabilidade não é superior a 6%. A chance é muito pequena. O tecido está bem mais musculoso e mais forte, é de imaginar que não vai haver reincidência, mas é sempre possível”.

A partir de amanhã, Bolsonaro passará por uma dieta líquida e ficará internado durante cinco a seis dias e poderá viajar entre uma semana e dez dias.

Rego Barros declarou que Bolsonaro passou o poder executivo ao vice, Hamilton Mourão, pelos próximos cinco dias a contar deste domingo. Segundo o porta-voz, o presidente está bem clinicamente e terá visitas restritas nos próximos dias devido à necessidade de recuperação.

Mais cedo, o Vila Nova Star divulgou o primeiro boletim do estado de saúde de Bolsonaro, ressaltando o quadro clínico estável e a realização sem complicações da cirurgia de correção de hernia.

“O Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, foi submetido a cirurgia de correção de hérnia incisional, hoje, 8 de setembro, às 7h35, com término às 12h40, no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. O procedimento foi bem-sucedido, realizado pelo cirurgião-chefe Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo e sua equipe”, informa o Vila Nova Star.

“A técnica utilizada foi a Herniorrafia Incisional com implantação de tela. O paciente fará sua recuperação no apartamento e apresenta quadro clínico estável. Por orientação médica, estará com visitas restritas nesse momento”.

A cirurgia foi anunciada no último dia 1 para a correção de uma hérnia que surgiu sob a cicatriz das cirurgias anteriores de Bolsonaro, no local em que ele levou a faca em setembro de 2018.

Segundo Macedo, médico responsável pelo acompanhamento do presidente, as hérnias incisionais podem ocorrer em casos de cirurgias não-planejadas, como a que foi realizada em Bolsonaro após a facada, e é comum em pacientes submetidos a vários procedimentos cirúrgicos na região -o que também ocorreu com o presidente, que passou por três operações após o ataque.

“Tudo isso é consequência das cirurgias. O tecido ficou enfraquecido, cedeu a sutura e surgiu essa hérnia. Vamos abrir a pele e a gordura, soltar a área que está enfraquecida e vamos aproximá-la mediante a colocação de uma tela de polipropilmeno para reforçar o tecido. A cirurgia não é longa, mas é delicada, o paciente recebe anestesia geral. A recuperação é boa, porque a gente trabalha fora do abdome. No dia seguinte, (o paciente) já está andando.”

O filho mais velho de Bolsonaro, o senador pelo Rio de Janeiro (PSL-RJ) Flavio Bolsonaro, chegou por volta das 10h ao Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. O senador, entretanto, não falou com a imprensa.

Outros dois filhos do presidente, o deputado Eduardo (PSL-SP), chegou mais cedo, e o vereador Carlos (PSC-RJ), por sua vez, chegou no sábado, 7, com a comitiva do Planalto, assim como a primeira-dama Michelle.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.