Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

SP tem queda de 56% em registros de roubos e furtos de celulares

Em todo o Estado, o número de registros desses crimes caiu 56%, considerando os dias 24 e 30 de março, de 2019 (sem quarentena) e 2020 (com quarentena)


Por Folhapress Publicado 02/04/2020
Foto: Divulgação/Polícia Militar

A menor circulação de pessoas parece estar ajudando no combate à disseminação do novo coronavírus e causou efeito secundário: queda abrupta de roubos e furtos de celulares em São Paulo.

Em todo o Estado, o número de registros desses crimes caiu 56%, considerando os dias 24 e 30 de março, de 2019 (sem quarentena) e 2020 (com quarentena).
Na cidade de São Paulo, a redução foi de 54% (4.300 registros no ano passado, ante 1.900 agora nestes sete dias).

Houve queda em 268 municípios; em 27 o número se manteve; e aumento em 35 (o levantamento abrange quem teve ao menos um registro nos períodos analisados).

Entre as cidades que haviam tido mais de 50 ocorrências em 2019, as maiores quedas ocorreram em Campinas e Santo André (redução de 67% em ambas).
Todas as cidades em que houve aumento tiveram poucos casos. Itapecerica da Serra, por exemplo, subiu de 18 registros para 20.

Os dados, provisórios, são da Secretaria de Segurança Pública do estado, tabulados pela reportagem a partir dos registros de boletins de ocorrência (ou seja, há subnotificação, pois nem todas as vítimas fazem registro).

Foi considerada a data de registro do BO (90% dos casos são registrados até cinco dias depois do crime). O boletim pode ser registrado eletronicamente.
Reportagem do jornal Folha de S.Paulo publicada no mês passado mostrou que roubos e furtos de celulares cresciam rapidamente na capital paulista, especialmente em períodos de grandes eventos, como Carnaval e Parada do Orgulho LGBT.

Agora, durante a quarentena, há queda no número de registros em todos os distritos na cidade, exceto em São Domingos (zona noroeste), que foi de 6 para 7 roubos e furtos no período avaliado.

As maiores reduções ocorreram na Vila Formosa (zona leste), Perus (zona norte) e Campo Belo (zona sul), todos com reduções de mais de 90%. Mas os três já tinham menos de 30 casos no ano passado.

Entre distritos com mais de 50 casos em 2019, as maiores reduções foram no Brás (queda de 87%), Vila Mariana (85%) e Santo Amaro (84%).

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.