Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

PM faz torniquete e salva vida de vítima de acidente em Limeira

Médico do Samu elogiou atitude de cabo da Rocam


Por Carlos Gomide Publicado 11/01/2020

O treinamento de primeiros socorros de policiais militares pode ter sido fundamental para salvar a vida do motociclista de 46 anos, vítima de um acidente entre duas motos na avenida Antônio Prince Rodrigues, no Jardim Santa Eulália, em Limeira, na manhã desta sexta-feira (10).

A colisão ocorreu enquanto um jovem, de 22 anos, fugia da abordagem dos policiais militares cabo Felipe e soldado Wender, pertencentes a Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicleta), da Companhia de Força Tática do 36ºBPM/I.

O cabo Felipe foi quem fez a manobra. Ele percebeu uma grande perda de sangue pelos ferimentos na perna esquerda, causado pelo impacto entre os veículos. “Retirei o torniquete que trago em meu cinturão tático e o apliquei perto do ferimento”, alegou o policial. A vítima estava com uma fratura exposta.

O Samu foi acionado e o médico elogiou a atitude dos policiais e disse que, se a manobra não fosse feita rapidamente, a vítima poderia não ter sobrevivido. “Ele poderia ter morrido pela perda de sangue”, afimrou o cabo Felipe.

TORNIQUETE

A aplicação do torniquete é recomendada quando a vítima tem uma hemorragia que pode levá-lo a um choque hipovolêmico (pela falta do sangue no organismo). A manobra consiste em aplicar o equipamento sobre os vasos acima do ferimento (no caso da perna, a veia femoral) para, com a compressão do local, o sangue pare de circular.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.