Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Operação do Gaeco prende 5; um deles é secretário municipal de Cordeirópolis

Investigações apontam fraudes em concursos públicos


Por Redação Educadora Publicado 07/10/2019
Luiz Carlos Borges Machado da Silva foi um dos alvos da operação

Nesta manhã desta segunda-feira (7/10), o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Promotoria de Justiça de Macatuba deflagraram a Operação Apaniguados. O objetivo da operação é combater crimes de fraude a licitação, fraude a concurso público, falsidade ideológica e corrupção. As informações constam no site do Ministério Público (MP).

Segundo o apurado após mais de quatro meses de investigação, o grupo criminoso alvo da ação desta manhã era especializado em fraudar concursos públicos, especialmente de Consórcios Públicos.

Ainda de acordo com a investigação, havia a participação direta de agentes públicos no esquema criminoso, responsáveis pela indicação dos candidatos que foram favorecidos nos concursos fraudados. Apurou-se também que o grupo pagava propina a agente público envolvido nos crimes.

Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e 13 mandados de busca e apreensão em Campinas, Jaguariúna, Cosmópolis, Santo Antônio de Posse, Cordeirópolis, Nova Odessa, Holambra, Macatuba e Votuporanga.

CORDEIRÓPOLIS

O secretário de Serviços Públicos de Cordeirópolis Luiz Carlos Borges Machado da Silva, foi um dos agentes públicos presos. Ele também é presidente do SAAE da cidade.

Veja nota enviada pela Prefeitura à Educadora:

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cordeirópolis (SAAE) informa que o Ministério Público realizou na manhã desta segunda-feira (07) uma operação a respeito de concursos públicos promovidos pelo Consab, consórcio público sediado em Artur Nogueira, cuja contratação da empresa está sendo objeto de questionamento.
A operação não envolve licitações feitas pelo SAAE ou pela Prefeitura. A administração está avaliando o teor das denuncias para analisar se continua ou não pertencendo ao consórcio Consab, visto que não compactuamos com qualquer tipo de irregularidade.

 

 

 

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.