23 de setembro de 2020

Gaeco e Rota vêm a Limeira em operação contra o tráfico de drogas e o PCC

Policiais da Rota estiveram em um condomínio da zona sul de Limeira na manhã desta segunda-feira (14)


Por Carlos Gomide Publicado 14/09/2020
Foto: Carlos Gomide

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público com apoio de policiais militares da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), da capital estiveram no início da manhã desta segunda-feira (14), em um condomínio da região sul de Limeira, na casa de uma mulher que supostamente estaria envolvida com o tráfico de drogas. A Educadora apurou que os policiais encontraram grande quantidade de dinheiro no imóvel. A ação faz parte da Operação Sharks, que cumpre mandados de busca a apreensão contra lideranças da organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital).

OPERAÇÃO

De acordo com o MP, as investigações, conduzidas por uma força-tarefa composta por oito promotores de Justiça e agentes de investigação do Gaeco e com apoio da Polícia Militar, foram iniciadas no primeiro semestre de 2019, a partir do cruzamento de múltiplos dados, mirando integrantes dos principais escalões da facção.

As provas colhidas revelaram que a cúpula da facção movimenta mais de R$ 100 milhões anualmente, quantia decorrente, primordialmente, do tráfico de drogas e da arrecadação de valores de seus integrantes. As investigações revelaram a cadeia logística do tráfico de drogas da facção, bem como a sucessão entre suas principais lideranças à frente da fonte de maior renda da organização criminosa, indicando, ao final, a participação de 21 pessoas, algumas presas durante a apuração.