Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Cães de rinha eram preparados para briga com animais silvestres e anabolizantes

Chácara de Itu, em que 33 pitbulls foram resgatados, foi alugada por peruano preso em rinha na Grande SP, segundo a polícia


Por Redação Educadora Publicado 18/12/2019
Cão Resgatado - Divulgação (Polícia Civil)
Cão Resgatado – Divulgação (Polícia Civil)

Cães da raça pit bull, resgatados pela polícia nesta segunda-feira (16), em uma chácara em Itu (101 km de SP), eram preparados para brigar correndo atrás de animais silvestres.

No local, também segundo a polícia, funcionava uma espécie de centro de treinamento para rinhas, inclusive, com uso de equipamentos para preparo físico dos animais, como uma esteira específica para cães.

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://agora.folha.uol.com.br/sao-paulo/2019/12/caes-eram-preparados-para-briga-com-animais-silvestres-e-anabolizantes.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha faz na qualidade de seu jornalismo. Se precisa copiar trecho de texto da Folha para uso privado, por favor logue-se como assinante ou cadastrado.Divulgação ONG ASPA

Nos 33 cachorros encontrados no local, também eram aplicados anabolizantes e, antes das lutas, testosterona.

Segundo o delegado Fábio Martelini, titular do 2º DP de Itu, a chácara onde os animais foram encontrados foi alugada por um dos 41 presos em uma rinha de pit bulls, sábado à noite (14), em Mairiporã (Grande SP). O suspeito, de nacionalidade peruana, diz o policial, usava o imóvel como local de criação e treinamento de cachorros para brigas ilegais. A data da locação do imóvel não foi informada.

Dos 41 presos, 40 já foram soltos após audiência de custódia, nesta segunda, no Fórum de Guarulhos (Grande São Paulo), inclusive o peruano. Somente um homem, acusado de ser o organizador da rinha, continua na cadeia.

Segundo o delegado, os animais silvestres, como dois gambás e um porquinho-da-índia, resgatados pela polícia, eram usados no treinamento dos cachorros. O policial afirmou que até raposas eram utilizadas como alvo para os cães “caçarem”, instigando a agressividade dos pit bulls contra outros animais.

Na chácara, havia duas funcionárias. Um delas teria afirmado informalmente à polícia, que os animais que morriam no local, incluindo cachorros, eram usados como alimento para outros cães. As duas mulheres ainda serão ouvidas formalmente pelo 2º DP de Itu.

Divulgação ONG ASPADivulgação ONG ASPA

Os 33 cachorros encontrados no local, segundo a polícia, estavam sem alimentação e expostos à chuva.

De acordo com a polícia, uma denúncia de maus tratos fez com que investigadores fossem ao local, no bairro Chácaras Reunidas Ipê, na tarde de segunda.

Os cachorros foram encontrados em condições insalubres. Alguns, acrescentou a polícia, estariam com graves problemas de saúde, precisando de transfusão de sangue. Também foram resgatados um porquinho da Índia, um canário da terra, duas maritacas, duas calopsitas e até dois gambás.

Além dos bichos, foram apreendidos medicamentos e vacinas, que, segundo a polícia, estariam com data de validade vencida. Um galão de plástico com furos, que seria usado para colocar os animais, também foi achado.

Os cães foram custodiados pela ONG de proteção animal AVA (Associação de Vida Animal), em Atibaia (66 km de SP). No local os cachorros passam por avaliação e reabilitação.

Os animais silvestres foram encaminhados ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) no Parque Ecológico do Tietê, na Vila Santo Henrique (zona norte da capital), onde também passariam por avaliação e reabilitação.

*Leia a matéria completa no Agora

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.