Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Paciente deixa a UTI da Santa Casa de Piracicaba para rever o neto

O hospital investe na humanização e permite que pacientes internados nas UTIs reencontrem familiares ao ar livre, mediante consentimento médico


Por Bruno Bortolan Publicado 13/09/2019

Para quem está internado, tão importante quanto receber os cuidados de uma equipe especializada é ter por perto familiares e amigos.  A Santa Casa de Piracicaba sabe disso e, toda vez que existe a possibilidade dessa interação, a equipe organiza encontros emocionantes.

O mais recente permitiu que o paciente Celso Donisete Maganha, de 55 anos, deixasse por alguns minutos o leito da UTI para rever o neto Miguel, que ele não via há meses. Tudo foi organizado e acompanhado de perto pela enfermeira coordenadora da UTI 2, Raquel Nicolay.

“A humanização e o reencontro com aqueles que amamos mediante consentimento médico são extremamente benéficos para o processo de recuperação”, disse Raquel, lembrando que apresença da família permite ao paciente maior interação social com a perspectiva de uma vida ativa, principalmente para os que estão há muito tempo dentro de uma UTI.

Ela revela que, assim como o paciente, a família também se depara com dificuldades diante do adoecimento de um de seus membros. “A família acaba enfrentando um estado permanente de estresse e sofrimento interno que eleva a ansiedade e o medo do desconhecido gerando apreensão e incertezas quanto a algumas decisões, razão pela  qual a  psicóloga hospitalar  está sempre presente, oferecendo o suporte necessário”, disse.

A família de Celso é de Rio Claro e todos os dias estão ao seu lado. “Muitas vezes chegamos para a visita da manhã e permanecemos na cidade até a visita da noite para que meu pai sinta-se amado”, disse Amanda Maganha, filha do paciente.

Emocionadas a esposa de Celso, Silvana Maganha, e a irmã dele, Márcia Maganha Barroca, disseram que o tratamento direcionado a ele tem feito toda a diferença. “Nunca presenciamos tamanha atenção, dedicação e humanização e é por isso que ele está melhor a cada dia”, salientam.

O paciente Celso recebeu alta após mais alguns dias internado e continua fazendo o acompanhamento de sua evolução com nossa equipe.

(SCP/Diretor Técnico: Ruy Nogueira Costa Filho- CRM 39.044)

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.