Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Oitenta e nove anos atrás, em 1930, decreto que colocou Getúlio Vargas na presidência era publicado

Documento estabelecia um governo provisório, mas Vargas ficou à frente do país até 1945


Por Redação Educadora Publicado 11/11/2019
O presidente do Brasil Getúlio Vargas. Foto: DIvulgação

No ano de 1417, aconteceu o Concílio de Constança, que elegeu Martinho V como papa e colocou fim ao Cisma do Ocidente, uma das mais graves crises políticas da igreja.

Em 1823, o príncipe regente Dom Pedro mandou cercar a assembleia, retendo as pessoas que participavam da assembleia constituinte, que iria elaborar a primeira constituição brasileira. O episódio ficou conhecido como “a noite da agonia”.

Há 101 anos, em 1918, a Alemanha e os aliados assinaram o armistício de Compiègne, representando a rendição alemã e o fim da Primeira Guerra Mundial.

Oitenta e nove anos atrás, em 1930, foi publicado o decreto que estabeleceu o governo provisório da república, chefiada por Getúlio Vargas, que assumiu as funções do poder legislativo e executivo.

Em 1951 Juan Domingo Perón foi reeleito presidente da Argentina, em um mandato marcado pela morte de sua esposa, Evita, dificuldades econômicas, protestos de trabalhadores e excomunhão da Igreja Católica.

Ainda em 1951, a divisão de tecnologia da empresa do ator Bing Cosby fez a primeira apresentação de uma gravação de vídeo em video tape, na cidade de Los Angeles.

O golpe preventivo de 1955 foi uma das consequências da grave crise política que afetou o Brasil após o suicídio de Getúlio Vargas, em agosto de 1954. Foi um golpe político-militar destinado a assegurar a posse do presidente Juscelino Kubitscheck.

Mais tarde, em 1971, artistas da MPB foram enquadrados na lei de segurança nacional por terem retirado suas músicas do Festival Internacional da Canção, em protesto contra a censura do Regime Militar.

Por fim, em 2018, em comemoração aos cem anos do fim da Primeira Guerra Mundial, o presidente francês, Emmanuel Macron e a chanceler alemã, Angela Merkel, representantes das duas potencias inimigas durante o conflito, alertaram sobre o perigo do renascimento do nacionalismo.

 

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.