Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Trump reforça necessidade de isolamento: ‘Fiquem em casa’

País divulgou nova diretriz sobre uso de máscaras, incentivando o uso delas no quadro atual


Por Estadão Conteúdo Publicado 03/04/2020
Divulgação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou nesta sexta-feira (3) que é necessário manter a política de isolamento social, para evitar a disseminação do novo coronavírus. Além disso, Trump informou, durante entrevista coletiva, que o Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) do país divulgou nova diretriz sobre uso de máscaras, incentivando o uso delas no quadro atual.

Trump afirmou que as pessoas que tiverem de sair de casa podem usar uma máscara ou mesmo algo improvisado, como um pano a ser posteriormente lavado. Segundo ele, porém, isso não substitui a necessidade de distanciamento pessoal. “Fiquem em casa, isso acabará, não demorará muito”, previu. O presidente comentou que a questão da máscara é uma recomendação não obrigatória do CDC e ele mesmo afirmou que não pretende usar máscara. Ele disse que a prioridade é garantir que os profissionais de saúde tenham acesso a esse equipamento e afirmou que orientou que se vete a exportação dos modelos N95, para garantir seu abastecimento pelo país.

O líder americano também comentou sobre a situação no Estado de Nova York, que “parece ser o foco principal agora” da doença no país. “Não pouparemos recursos para ajudar Nova York”, prometeu, citando o envio de respiradores e outros materiais às regiões mais afetadas. Ele também elogiou o trabalho dos governadores na luta contra a doença.

Trump mencionou os estudos em andamento na busca de um medicamento contra o coronavírus. Segundo ele, a hidroxicloroquina “parece ter bons resultados”. Ele prometeu continuar a informar sobre os desdobramentos dessas pesquisas. Na opinião de Trump, caso o medicamento se prove de fato eficaz, isso teria um grande impacto. “Vamos ver o que acontece”, comentou.

O vice-presidente americano, Mike Pence, estava na coletiva. Pence disse que os casos de coronavírus nos EUA “seguem em ritmo constante, mas baixo”, contudo também enfatizou a necessidade de que a população americana adote medidas para reduzir sua transmissão.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.