Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Trump afirma desejar ‘o melhor’ a Kim Jong-Un

Ausência do líder norte-coreano nas fotografias oficiais das comemorações do 15 de abril pelo 108º aniversário do nascimento de seu avô Kim Il Sung, fundador do atual regime


Por Estadão Conteúdo Publicado 22/04/2020
U.S. President Donald Trump and North Korean leader Kim Jong Un pose before their meeting during the second U.S.-North Korea summit at the Metropole Hotel in Hanoi, Vietnam February 27, 2019. REUTERS/Leah Millis

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desejou nesta terça-feira (21) “o melhor” a Kim Jong-Un, enfatizando que os rumores sobre os possíveis problemas de saúde do dirigente norte-coreano não foram confirmados. “Desejo-lhe o melhor”, disse Trump à imprensa na Casa Branca, destacando seu “bom relacionamento” com o líder da Coreia do Norte. “Se o seu estado de saúde é como o relatado pela mídia, é muito sério”, afirmou.

A ausência do líder norte-coreano nas fotografias oficiais das comemorações do 15 de abril pelo 108º aniversário do nascimento de seu avô Kim Il Sung, fundador do atual regime, alimentou especulações sobre o estado de saúde de Kim Jong Un.

Daily NK, um meio de comunicação online dirigido principalmente por norte-coreanos dissidentes no exílio, disse que Kim Jong-Un passou por uma cirurgia em abril por problemas cardiovasculares decorrentes de “fumo excessivo, obesidade e sedentarismo” e estava se recuperando.

Citando uma autoridade americana, a CNN informou por sua vez que Washington “avaliou (informações)” que Kim Jong-Un estava “em estado grave após uma operação cirúrgica”.

As autoridades sul-coreanas, no entanto, desmentiram essa informação. Uma importante autoridade sul-coreana citada pela agência de notícias Yonhap disse, sob condição de anonimato, que “não era verdade” que Kim Jong-Un estivesse gravemente doente.

A última aparição pública de Kim registrada por fotos oficiais remonta a 11 de abril, quando ele presidiu uma reunião do gabinete político do partido, durante o qual havia pedido medidas mais rigorosas para combater o novo coronavírus.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.