Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

‘Todo mundo gostaria de passar uma tarde com um príncipe, principalmente vocês, mulheres’, diz Bolsonaro

Ao chegar a Riad, Bolsonaro já havia dito que as jornalistas ficam mais "bonitas" de abaya, uma túnica larga e negra obrigatória para mulheres sauditas no país


Por Folhapress Publicado 29/10/2019
(Riade – Arábia Saudita, 29/10/2019) Encontro com Sua Alteza Real, Mohammed bin Salman, Príncipe Herdeiro do Reino da Arábia Saudita. Foto: José Dias/PR

“Todo mundo gostaria de passar uma tarde com um príncipe, principalmente vocês, mulheres.” A afirmação é do presidente Jair Bolsonaro (PSL) e foi dirigida às jornalistas que acompanham a viagem presidencial na Arábia Saudita.
Ele respondia a uma pergunta sobre qual seria o tema de sua reunião com o príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, que ocorreu na tarde desta terça-feira (29).

O presidente brasileiro afirmou que tem muita “afinidade” com Bin Salman, que vem implementando uma agenda de liberalização da economia e dos costumes no reino.
O príncipe saudita, no entanto, também é acusado de ser o mandante do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, colaborador do Washington Post -o repórter foi morto após entrar no consulado da Arábia Saudita em Istambul no ano passado.
Ao chegar a Riad, Bolsonaro já havia dito que as jornalistas ficam mais “bonitas” de abaya, uma túnica larga e negra obrigatória para mulheres sauditas no país.

Na semana passada, o príncipe revogou a exigência de uso da abaya para estrangeiras, mas a grande maioria das mulheres mesmo de fora do país não se sente à vontade para tirar a vestimenta.
Até poucos anos atrás, a Arábia Saudita tinha uma polícia religiosa que punia mulheres que não utilizassem a abaya e um véu cobrindo os cabelos e a boca. Já homens locais podem utilizar roupas típicas -uma túnica branca com um lenço estampado- ou ocidentais, mas não vestem bermuda acima dos joelhos.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.