Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Moro é eleito uma das 50 personalidades dos anos 10 pelo Financial Times

Segundo a publicação, o ex-juiz federal foi "ponta de lança de uma investigação de corrupção que balançou o establishment político da América Latina"


Por Folhapress Publicado 24/12/2019
Foto: Marcelo Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Justiça, Sergio Moro, foi eleito pelo jornal britânico Financial Times como uma das 50 personalidades que moldaram os anos 2010 ao redor do mundo.

Segundo a publicação, o ex-juiz federal foi “ponta de lança de uma investigação de corrupção que balançou o establishment político da América Latina”, citando como desdobramentos a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o envolvimento de quatro ex-presidentes do Peru.

O jornal lembra que Moro se tornou ministro do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). “Uma mudança política que lançou dúvida sobre sua independência como juiz, mas que pode prepará-lo para uma corrida presidencial”, destaca.

Outros atores políticos selecionados pela lista do Financial Times foram chefes de Estado como Emmanuel Macron, Angela Merkel e Vladimir Putin, ex-presidentes como Barack Obama, ativistas como Malala Yousafzai, economistas como Thomas Piketty e o políticos como Nigel Farage, um dos principais defensores do brexit.

A segunda década do século 21, escreve o jornal, começou com medidas de austeridade para contrapor a crise econômica e termina com governos populistas e regimes iliberais ao redor do planeta -movimento que se está refletido na lista de personalidades eleitas.

Nos últimos anos, ainda segundo a publicação, indivíduos se mostraram capazes de tomar poder de instituições há muito tempo estabelecidas.

Na lista correlata das grandes personalidades da década passada, o jornal incluiu o ex-presidente Lula.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.