Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

FAO eleva para 7,888 milhões número de animais eliminados por peste suína na Ásia

Na última semana, dois novos distritos foram atingidos pelo vírus com 465 casos verificados


Por Estadão Conteúdo Publicado 27/01/2020

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informou que 7.888.768 suínos já foram eliminados em países asiáticos por causa da contaminação com a peste suína africana. O número representa um aumento de 59.501 animais em relação ao levantamento anterior da organização, de 9 de janeiro. Os dados da FAO foram atualizados até a última quinta-feira, 23. Os números da organização divergem das estimativas de mercado por contabilizarem somente os dados divulgados pelos órgãos oficiais de cada país.

O aumento se deve, principalmente, ao número de suínos descartados na Indonésia, que passou de 42 mil animais para 80 mil animais eliminados pela contaminação com a doença. Na última semana, dois novos distritos foram atingidos pelo vírus com 465 casos verificados. Desde que a doença foi confirmada pelo Ministério da Agricultura em 12 dezembro, 857 propriedades foram atingidas em 18 regiões da província de Sumatra Norte.

A FAO informou, ainda, que mais de 3 mil novos focos da doença foram detectados no continente asiático. Destes, a maioria, 2 510 foram verificada no Timor Leste. Com a atualização, a FAO estima 4.652 focos da doença espalhados pela Ásia, ante 1.645 do relatório anterior.

No Timor Leste, os distritos de Baucau, Covalima, Ermera, Lautein, Liquiça, Maliana, Manatuto, Manufahi e Viqueque notificaram a presença do vírus nos últimos quinze dias com 2 510 casos verificados, o que levou à eliminação de 11.195 suínos No país, desde que o primeiro caso foi confirmado, em 27 de setembro, 2.610 focos foram identificados e 16 mil animais, sacrificados.

Na Coreia do Sul, o número de casos detectados passou para 98, ante 80 no levantamento anterior. No período 98 animais foram eliminados. O Ministério da Agricultura, Alimentação e Assuntos Rurais do país informou que, desde que a doença foi notificada, em 17 de setembro, três cidades foram atingidas pela epidemia e 450 mil suínos eliminados.

No último relatório, nove novos focos foram verificados nas Filipinas e duas novas províncias afetadas, Bataan e Tarlac. Mais 85 animais foram eliminados em virtude destes novos casos. No país, 136,77 mil animais já foram mortos em decorrência da contaminação com o vírus. No país, desde 25 de julho deste ano, quando o Departamento de Agricultura local confirmou o primeiro caso, 24 focos em onzeprovíncias e em uma cidade foram identificados.

No Laos, cinco novos casos foram identificados no período de cobertura do relatório, levando ao descarte sanitário de 10 mil suínos. No país, desde a detecção da epidemia, em 20 de junho, 170 focos foram relatados em 18 províncias e 49 mil animais foram eliminados.

Nos demais países afetados, Vietnã, China, Coreia do Norte, Mongólia, Camboja e Mianmar, os números ficaram inalterados em relação ao balanço anterior. O Vietnã continua com a pior condição em termos de número de animais levados ao abate sanitário, com 5,96 milhões. Segundo o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural do país, a epidemia atingiu 667 distritos em 63 províncias/cidades desde o relato da doença, em 19 de fevereiro.

A China tem a situação mais crítica em termos de extensão, com 169 focos em 32 províncias, incluindo a região administrativa de Hong Kong. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais do país, desde a identificação da doença, 1,193 milhão de animais foram eliminados.

Quanto à Mongólia, desde o primeiro caso, detectado em 15 de janeiro, 11 surtos foram notificados em seis províncias, levando à eliminação de 3,115 mil animais, mais de 10% do plantel do país. No Camboja, de acordo com o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do país, a identificação da doença ocorreu em 2 de abril, e 2,85 mil animais foram mortos e cinco províncias foram atingidas.

A Coreia do Norte permanece com um foco da doença identificado em 23 de maio, o que levou à eliminação de 77 animais. Em Mianmar, desde que o primeiro caso foi detectado pelo governo, em 1º de agosto, a epidemia atingiu aldeias da província de Shan State com quatro focos e já levou ao abate sanitário de 163 animais.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.