Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Brasileiros em Wuhan serão trazidos de volta e ficarão de quarentena em Goiás

Previsão é que os aviões deixem a base aérea de Brasília nesta quarta (5) e voltem ao Brasil no sábado (8)


Por Folhapress Publicado 04/02/2020
Foto: Agência FAB/Sgt. Johnson

O governo decidiu enviar duas aeronaves para a evacuação de brasileiros e familiares que estão em Wuhan na China, epicentro da epidemia de coronavírus. Ao chegar ao Brasil, eles ficarão em quarentena na Base Aérea de Anápolis, em Goiás.

A previsão é que os aviões deixem a base aérea de Brasília nesta quarta (5) e voltem ao Brasil no sábado (8). A quarentena vai durar 18 dias.

A missão foi anunciada nesta terça-feira (4) pelos ministros da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

O governo Jair Bolsonaro (sem partido) declarou nesta terça-feira (4) estado de emergência em saúde pública por causa da epidemia mundial do coronavírus chinês, apesar de o Brasil não ter nenhum caso confirmado da infecção.

A portaria foi publicada em edição extra do DOU (Diário Oficial da União) e criou o Centro de Operações de Emergências, estrutura federal responsável por articular políticas de prevenção à nova doença.

Na medida, o Ministério da Saúde ressalta que a epidemia é um evento “complexo” e que demanda um esforço do SUS (Sistema Único de Saúde) para a identificação de eventuais afetados e para a implementação de políticas para reduzir os riscos de transmissão.

“Esse evento está sendo observado em outros países do continente americano e a investigação local demanda uma resposta coordenada das ações de saúde de competência da vigilância e atenção à saúde, entre as três esferas de gestão do SUS”, ressaltou.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.