Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Após revisão em contagem, Nova York registra mais de 10 mil mortos

Novos números foram divulgados pelo Departamento de Saúde da cidade


Por Estadão Conteúdo Publicado 15/04/2020
USNS Mercy (T-AH 19)
U.S. Navy photo by Mass Communication Specialist 1st Class Foto: David Mora Jr./Released

A cidade de Nova York ultrapassou nesta terça-feira (14), a marca de 10 mil mortos por covid-19. O número de vítimas aumentou significativamente após autoridades passarem a incluir pessoas que não foram testadas, mas “presumivelmente” portavam o novo coronavírus, na contagem oficial. Os novos números foram divulgados pelo Departamento de Saúde da cidade. Nos Estados Unidos já são 26 mil óbitos.

“Embora esses dados reflitam o trágico impacto que o vírus teve em nossa cidade, eles também nos ajudarão a determinar a escala da epidemia e nos guiarão em nossas decisões”, disse o comissário de saúde da cidade Oxiris Barbot.

O Estado de Nova York foi severamente afetado pela rápida expansão da pandemia, concentrando quase metade das mortes por coronavírus no país. Na semana passada, o prefeito Bill de Blasio admitiu que o número oficial de óbitos na cidade provavelmente subestimava a extensão do surto.

Ele explicou que muitas pessoas que perderam suas vidas em casa não foram contabilizadas como mortas por covid-19, embora provavelmente esta tenha sido a causa. Suspeita-se que as mortes adicionais também tenham ocorrido em lares de idosos e outras instituições de assistência.

Os números “prováveis” destacam a falta de testes em massa para o vírus. As hospitalizações e infecções, no entanto, estão caindo e o governador Andrew Cuomo declarou que “o pior já passou”.

A Universidade Johns Hopkins divulgou na noite desta terça-feira que os Estados Unidos bateram um novo recorde de mortos nas últimas 24 horas: foram registrados 2.228 óbitos.

QUARENTENA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira que não quer “colocar nenhuma pressão” para que os governadores relaxem as quarentenas e abram as economias nos Estados. “Os governadores administrarão seus Estados individualmente”, disse o republicano em uma coletiva de imprensa na Casa Branca.

Trump havia declarado que tinha “autoridade total”, ao ser questionado sobre a discordância com alguns governadores em relação ao ritmo de flexibilização das medidas de isolamento social, empregadas para conter o avanço da pandemia de coronavírus no país.

Antes da fala de Trump desta terça, o governador de Nova York, Andrew Cuomo, criticou a fala do mandatário e disse o país não tem “um rei”, mas um presidente. (Com agências internacionais).

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.