Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Dia na História: em 3 de dezembro de 1967 aconteceu o primeiro transplante de coração do mundo

Louis Washkansky, de 53 anos, foi operado por Christian Bernard na Cidade do Cabo, na África do Sul


Por Redação Educadora Publicado 03/12/2019

Em 1530, o nobre e militar português Martim Afonso de Sousa partiu de Lisboa com quatro naus, transportando 400 pessoas na primeira expedição colonizadora do Brasil. Depois de percorrer todo o litoral até a foz do Rio da Prata, retornou à região de São Vicente e ali fundou a primeira vila nos moldes portugueses, a Vila de São Vicente.

No ano de 1615, cercados pelos portugueses, os franceses que invadiram o Maranhão deixaram o Forte de São Luiz definitivamente depois de derrotados na Batalha de Guaxenduba. A expulsão dos franceses possibilitou que grande parte da Amazônia passasse para o domínio português.

Começou em 1839 a Guerra do Ópio, entre a China e a Grã-Bretanha. A causa do conflito foi a venda ilícita de ópio à China pela Inglaterra.

Marlon Brando fez a sua estreia como ator da Broadway na peça “um bonde chamado desejo”, em 1954.

No ano de 1966, os Beatles deram início às gravações do álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, no estúdio Abbey Road, em Londres. Em seu oitavo álbum, o quarteto inglês abandonou o estilo juvenil, transformando-se num grupo musical de artistas maduros. Sgt. Pepper’s foi o primeiro álbum conceito, que inspirou outros grupos populares da época a fazerem o mesmo.

Louis Washkansky de 53 anos, submeteu-se, em 1967, ao primeiro transplante de coração do mundo, no hospital Groote Schuur na Cidade do Cabo, África do Sul. O cirurgião Christian Bernard conduziu a operação médica revolucionária. Washkansky morreu de dupla pneumonia dezoito dias depois da operação, porém, seu coração funcionou normalmente.

Os primeiros modelos de telefone celular foram introduzidos no Japão em 1979.

Em 1984, um gás venenoso emitido por uma fábrica da Union Carbide na Índia provocou a morte de mais de duas mil pessoas na cidade de Bhopal.

Vinte e dois anos atrás, em 1997, 700 mil trabalhadores israelitas fizeram greve contra o programa governamental de privatizações e aposentadorias, paralisando aeroportos, portos, bancos, empresas estatais e parte dos serviços públicos.

Em 2006, a Seleção Brasileira de vôlei venceu a Polônia e conquistou o bicampeonato mundial.

No ano de 2017, internada desde janeiro, após sofrer um avc, a ex-primeira dama Marisa Letícia morreu no Hospital Sírio-libanês em são Paulo.

Por fim, em 2018, depois de 36 anos, um partido de extrema direita, o Vox, elegeu dezoito vereadores para a câmara da Andaluzia, tradicional reduto socialista da Espanha, surpreendendo os analistas políticos que não previram essa vitória. O Vox teve como principal argumento de campanha a criminalização dos imigrantes ilegais.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.