Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O Dia na História: em 27 de novembro de 1935, é deflagrada a Intentona Comunista no Rio de Janeiro

Movimento foi liderado por Luís Carlos Prestes e tinha como objetivo derrubar o governo de Getúlio Vargas


Por Redação Educadora Publicado 27/11/2019
Divulgação

Por ocasião do Concílio de Clermont, em 1095, o Papa Urbano II convocou os católicos a uma guerra santa para recuperar o sepulcro de Jesus Cristo das mãos dos muçulmanos em Israel, dando início às Cruzadas.

Alfred Nobel, insatisfeito com o uso inadequado da sua invenção, a dinamite, assinou seu testamento criando o financiamento para a criação do Prêmio Nobel da paz, em 1895, dado anualmente a pessoas ou entidades que se dedicam a ações pacificadoras em todo o mundo

Em 1907, o major Cândido Rondon concluiu a ligação telegráfica entre o Rio de Janeiro e a Amazônia via Mato Grosso, penetrando 997 km na selva

Foi deflagrada em 1935 a Intentona Comunista ou Revolução Vermelha no Rio de Janeiro. Dois dias antes, essa conspiração político-militar também havia eclodido em Natal e no Recife. A incursão foi uma tentativa fracassada de golpe contra o governo de Getúlio Vargas, organizada pelo Partido Comunista do Brasil, em nome da Aliança Nacional Libertadora.

No ano de 1956, nos jogos olímpicos de Melbourne, na Austrália, o brasileiro Ademar Ferreira da Silva tornou-se bicampeão olímpico no salto triplo.

Foram assassinados no ano de 1978, em são Francisco, nos Estados Unidos o prefeito da cidade George Moscone e o ativista gay e político Harvey Bernard Milk. Ele foi o primeiro gay declarado a ser eleito para um cargo público na California

O cometa haley, o cometa mais famoso, fez sua primeira aproximação da terra em 1985. Sua próxima passagem pela terra ocorrerá em 2061.

Aconteceu em 2005 o primeiro transplante parcial de face em um ser humano vivo. A paciente teve o rosto desfigurado pelo próprio cão, perdendo nariz, boca e queixo.

Por fim, em 2018, questionado por jornalistas sobre o reajuste salarial para os ministros do STF, cujo impacto nas contas públicas seria de R$ 1 bilhão, o presidente eleito Jair Bolsonaro respondeu “pergunta para o temer, ele quem decidiu sancionar, tá ok? Quem vai pagar é a população brasileira”, disse.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.