Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

LINHA DO TEMPO: foi criado, no dia 21 de novembro de 1986, o Plano Cruzado 2

A medida decretou o aumento dos combustíveis e tarifas públicas, como energia e telefone


Por Redação Educadora Publicado 21/11/2019

No ano de 1783, os franceses Jean-François Pilâtre de Rozier e François Laurent d’Arlandes fizeram o primeiro voo tripulado em um balão de ar quente da história.

Em 1830, o jornalista Libero Badaró, fundador do jornal O Observador Constitucional, foi assassinado em São Paulo, com um tiro de mosquete. De acordo com alguns historiadores, a ordem para mata-lo partiu de Dom Pedro I.

Thomas Edison anunciou, em 1877, a invenção do fonógrafo, um aparelho que gravava e reproduzia a voz humana.

Durante a guerra da independência da Irlanda, em 1920, aconteceu um dos vários domingos sangrentos da história. O Exército Republicano Irlandês, o IRA, atacou e matou dois integrantes do serviço secreto inglês. Em represália, os ingleses invadiram o estádio Croke Park, em Dublin, durante uma partida de futebol, e abriram fogo contra os jogadores e contra a população nas arquibancadas. Catorze civis foram mortos nesse dia.

Em 1962, foi realizado o primeiro show de bossa nova no Carnegie Hall, em Nova York, com a presença de artistas como João Gilberto, Carlos Lira, Tom Jobim, entre outros. Por causa da falta de organização, os cantores consideraram o espetáculo um fracasso. Porém, o evento foi o responsável pela popularização do gênero musical brasileiro nos Estados Unidos.

No ano de 1964, em jogo realizado na Vila Belmiro, o atacante Pelé marcou seu recorde de gols numa só partida, fazendo oito pontos na goleada de 11 a 0 do Santos sobre o botafogo de Ribeirão Preto.

Foi criado em 1968 o Instituto Nacional de Previdência Social, o INPS, com a união dos institutos de aposentadoria e pensões. Mais tarde, o institudo seria substituído pelo hoje conhecido como Instituto Nacional de Seguridade Social, o INSS.

O governo federal anunciou em 1986, o Plano Cruzado 2. Entre as medidas adotadas estava o aumento dos combustíveis, aumento de tarifas públicas como energia e telefone, a extinção da obrigatoriedade do reajuste do tesouro nacional e a regulamentação do gatilho salarial.

No ano passado, em 2018, uma escola rural no interior do Tocantins, que oferece aulas e moradia a 800 alunos, ganhou um prêmio internacional de arquitetura. A Aldeia das Crianças, como é chamada a escola, desbancou projetos de Budapeste, Milão e Tóquio, e foi escolhida por exemplificar a eficiência do design e a ambição arquitetônica, além do impacto social.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.