Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Vereadores juniores de Limeira tomam posse

Jovens entre 10 e 16 anos vão vivenciar as atividades legislativas durante um ano


Por Nani Camargo Publicado 08/05/2019
Sessão Solene Posse Vereadores Juniores do dia 07.mai.19

Com a presença de familiares e amigos, os 21 vereadores juniores foram diplomados e tomaram posse na Câmara Municipal de Limeira, na noite desta terça-feira, 7 de maio. Os jovens exercerão mandato de um ano e terão a possibilidade de vivenciar o processo democrático durante todo o período.

A solenidade foi conduzida pelo vereador Claudemir Vieira, o Mir do Lanche (PR), vice-presidente da Câmara, e contou com a presença do vice-prefeito, Dr. Júlio César Pereira e dos vereadores Wagner Barbosa (PSB), segundo secretário da Mesa Diretora; Estevão Nogueira (PRB), presidente da Comissão Organizadora dos Vereadores Juniores; Anderson Pereira (PSDB), Toninho Franco (PR), Erika Tank (PR), Helder do Táxi (MDB), Lu Bogo (PR), Marco Xavier (PSB), Waguinho da Santa Luzia (Cidadania) e Dr. Rafael Camargo (MDB).

O presidente da Comissão Organizadora, Estevão Nogueira, falou da importância de incentivar os jovens a participar, de forma propositiva, na construção de uma política séria e comprometida com a sociedade e firmou um compromisso com os presentes. “Cada vereador padrinho aqui assume um compromisso de recebê-los nessa Casa e de dar todo suporte e informação necessária para que vocês possam desenvolver o trabalho de vocês. Firmamos também o compromisso de transmitirmos não só as noções de trabalho, mas também valores, ética e valores de cidadania a todos os vereadores juniores. Esse é o maior compromisso que nós, vereadores padrinhos, podemos firmar com vocês, para que possam, no futuro, estar em posições de liderança fazendo sempre o bem para a população e para a sociedade”.

Dr. Júlio César Pereira, autor da lei que criou o projeto, chamou os vereadores júniores à ação. “Vocês têm que trazer para esse plenário projetos, indicações e requerimentos sobre a cidade de Limeira, aquilo que está necessitando no seu bairro ou em qualquer outro bairro, aquilo que a cidade precisa”. Segundo ele, quando criou o projeto em 1997, pretendia proporcionar aos jovens a vivência política e reforçar ensinamentos sobre ética, moral e cidadania. “Espero que vocês possam ter um futuro brilhante, quer na vida profissional, quer na vida política”, concluiu.

Gustavo Pereira Pontes discursou em nome dos vereadores juniores. Para ele, ser vereador júnior é a melhor forma de, junto com os vereadores padrinhos, ajudar a população com os problemas enfrentados do cotidiano.

Projeto Vereadores Juniores

São 21 vereadores-alunos, entre meninos e meninas, de 10 a 16 anos, eleitos pelos próprios colegas nas escolas públicas e particulares de Limeira. Cada vereador júnior é apadrinhado por um vereador titular e aprenderá com ele a desenvolver projetos que podem ajudar a melhorar a cidade. Além do aprendizado junto aos padrinhos, os juniores também participarão de cursos realizados pela Escola legislativa da Câmara, o primeiro será no dia 17 de maio, às 14 horas, será a Oficina de Iniciação ao Processo legislativo, ministrada pela Assessoria Jurídica Técnica Legislativa da Casa com o objetivo de dar subsídios para que eles exerçam seus mandatos.

A finalidade da Câmara de Vereadores Juniores, segundo a Resolução 519/2013, que regulamenta o projeto, é possibilitar aos jovens alunos a vivência do processo democrático mediante participação em diversas situações na Câmara Municipal. Um exemplo são as sessões ordinárias dos vereadores juniores, nas quais eles poderão apresentar indicações e requerimentos que serão encaminhados ao Executivo para providências. Os juniores poderão até mesmo apresentar projetos de lei ou moções aos padrinhos e também poderão usar a palavra para defender suas proposituras ou apresentar ideias em plenário.

Assim como as sessões ordinárias da Câmara, as sessões dos juniores são transmitidas pelo canal da Câmara no Youtube e no Facebook. Em 2019 estão agendadas sete sessões, a primeira será no dia 29 de maio, às 14 horas, quando os vereadores farão a eleição da mesa diretora.

Conheça os vereadores juniores e seus padrinhos:

Adrielly Dantas de Oliveira (Sesi 408) – Marco Xavier (PSB)

Eduardo Dantas (Prada) – Wagner Barbosa (PSB)

Eduardo Simplício de Moraes (Mario Covas) – Anderson Pereira (PSDB)

Emerson Ricardo Sérgio Júnior (Sesi 408) – Jorge de Freitas (Patri)

Fernanda Cardoso Grochoski (Da Vinci) – Dr. Rafael Camargo (MDB)

Giovana Dias (ETEC Trajano Camargo) – Clayton Silva (PSC)

Giovane Pereira Schulz (Colégio Portal) – Dra. Mayra Costa (Cidadania)

Gustavo Pereira Pontes (Sesi 05) – Estevão Nogueira (PRB)

Heloa Fernanda Caetano Costa (São Francisco) – Darci Reis (PSD)

Isabelle Caroline Moraes (EMEIEF Waldemart Lucato) – Zé da Mix (PSD)

João Victor Pimentel Pierrotti (Sesi 05) – Constância Felix (PDT)

Júlia de Munno (Einstein) – Nilton Santos (PRB)

Luis Felipe de Oliveira Silva (E.E. Castelo Branco) – Erika Tank (PR)

Luiz Eduardo Prado (Noedir Tadeu Santini) – Dr. Marcelo Rossi (PSD)

Kettilyn Vitória Silva (Rafael Afonso) – Waguinho da Santa Luzia (Cidadania)

Maria Carolina Cardoso Grochoski (Portal) – Lu Bogo (PR)

Priscila Canto Barros (RGF) – Toninho Franco (PR)

Renan Hernandes Rodrigueiro Costa (EMEIEF Limeira) – Helder do Táxi (MDB)

Stephany Clementino Melo (Luigino Burigotto) – Lemão da Jeová Rafá (PSC)

Vinicius Vieira Armbruter (São José) – Carolina Pontes (PSDB)

Yuri Yuki Okada (E.E. Perches Lordello) – Mir do Lanche (PR)

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.