Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Vereadores de Limeira querem sessões remotas; reuniões seguem suspensas

Parte dos vereadores critica demora para a Mesa Diretora determinar a realização de sessões online


Por Nani Camargo Publicado 05/04/2020
Reuniao Extraordinaria do dia 16.03.20

A Câmara de Limeira segue com suas atividades suspensas devido à pandemia do coronavírus. A presidência da Casa aguarda estudos que estão sendo feitos no sentido de viabilizar sessões remotas, por meio de um aplicativo, para que os 21 parlamentares possam votar os projetos em pauta sem sair de casa, ou então, de seus gabinetes. Lemao da Jeová Rafa, presidente, tem se reunido com vereadores para tratar da questão.

Rafael Camargo (MDB) e Nilton Santos (Republicanos) são os vereadores que mais têm feito críticas à Mesa Diretora sobre a demora em solucionar a questão. “Temos projetos importantes para serem votados, que beneficiam a população”, disse Nilton. Camargo vê como “inadmissível” a não realização das sessões, uma vez que vários assuntos envolvendo o coronavírus poderiam estar sendo debatidos pela Casa. “Temos ações que poderemos propor para ajudar durante a pandemia”, declarou ele.

A Educadora pediu um posicionamento aos demais parlamentares. Veja as respostas:

Marco Xavier

“Os primeiros 15 dias de paralisação nos trouxeram aprendizados e foram fundamentais, porém, os legisladores são os representantes da população e precisam ter voz perante os problemas que estamos enfrentando. Neste sentido, sou a favor do retorno das sessões por vídeo conferência, uma vez que nós vereadores estamos trabalhando na busca informações e na proposta de soluções. Existem muitos questionamentos, principalmente os que são feitos pelos munícipes. Friso que o retorno das sessões, por vídeo conferência, é fundamental para contribuir com o trabalho do vereador”.

Waguinho da Santa Luzia

“Sou favorável ao retorno, inclusive fui contra a suspensão. Acredito que deve ter uma ferramenta, urgentemente, para que possamos voltar aos trabalhos e votar os projetos, mesmo que seja online”.

Helder do Táxi

“Se tiver como fazer as instalações dentro das possibilidades da Câmara, seria importante fazer as votações online do próprio gabinete”.

Erika Tank

“Estou aguardando o posicionamento da Mesa Diretora , sei que foi cotado um programa mas o preço foi inviável. Passei uma informação de um App chamado Zoom que iria ser verificado se seria útil.  Estou buscando saber se deu certo esta indicação do App”.

Carolina Pontes

“Sou contra a permanência de medida da suspensão das sessões. Acho que elas poderiam acontecer com o espaçamento necessário entre os pares (recomendado de pelo menos 1m) ou que seja viabilizada forma por meio de plataformas digitais como está sendo feito na ALESP, por exemplo. Há mecanismo da sessão ser gravada da mesma forma por esses aplicativos. Como professora, mantivemos as aulas normalmente. Cheguei a dar aula ao vivo para 65 alunos com interação normal, no mesmo horário de aula, inclusive. Na Universidade estamos usando a ferramenta zoom, mas há outros meios de tecnologia para videoconferência. O Zé da Mix gastou um valor absurdo para tornar os processos digitais, o que nos permite fazer nossas proposituras de casa, impossível que não haja forma de fazermos nossas sessões em ambiente remoto, inclusive, talvez, cobrando dos mesmos fornecedores. Acho interessante também, verificar se a Mesa Diretora já consultou o Departamento de Multimeios da Casa, afinal, temos na Câmara, uma equipe técnica formada por concursados (efetivos) que poderia falar até melhor sobre esses mecanismos.”

Clayton Silva

“Vivemos um momento de crise inédito na história. Sendo assim, o Parlamento limeirense não pode ficar inerte. A Câmara Municipal, assim como já ocorre em outras Casas de Leis, precisa disponibilizar, com urgência, um sistema que permita a realização de sessões para leitura de Requerimentos e votação de matérias que auxiliem o enfrentamento dessa crise”

Constância Félix

“Acho que deveria retornar imediatamente, pelo sistema online. Exatamente nesse momento os vereadores não podem parar, tem que estar a disposição da população”.

Estevão Nogueira

“Num primeiro momento foi acertada a decisão, ainda mais por causa das limitações técnicas que a câmara apresentava para uma sessão on-line. Fui um dos primeiros a sugerir o uso da tecnologia para a sequência dos trabalhos, mas entendi juntamente com o setor de informática que ainda não era possível. Também fui eu que orientei ao departamento técnico que havia possibilidade de fazer o desvio das chamadas dos gabinetes aos celulares do vereadores. Agora, se a câmara já tiver reunido condições para realizar as sessões de maneira on-line e os servidores necessários para a realização estiverem fora dos grupos de risco, acredito que possamos voltar. Lembrando que essa é uma excepcionalidade e que o rito da sessão on-line nunca foi previsto anteriormente em nosso regimento então ainda assim haveria muitas limitações de trabalho. A fala dos vereadores ainda poderia estar prejudicada assim como a defesa e discussão de proposituras. Além disso, não podemos incorrer no erro de outras câmaras que resolveram continuar a atividade normalmente e acabaram tendo suas sessões interrompidas a força”

Mir do Lanche

Tenho conversado com o Presidente para que as sessões aconteçam de forma on-line. Os servidores da área de informática estavam atuando na estrutura para utilizarmos um sistema sem custo para fazer a votação. Acredito que na próxima semana a sessão deva ocorrer, essa semana faremos os testes no sistema que usaremos”.

Mayra Costa
Minha opinião é que tenhamos opção de sessão online. Não podemos ficar parados tanto tempo. As comissões também estão paradas”.

Marcelo Rossi

O vereador dr. Marcelo Rossi é favorável e com muita urgência, pois não faz sentido no momento em que a população mais precisa de representatividade, a Casa permanecer sem atividades. Os vereadores continuam sendo procurados pelas pessoas e as ferramentas legais, como os requerimentos por exemplo, que precisam de deliberação em sessão, ficam parados. Da mesma forma, projetos de lei. Como alternativa, os parlamentares fazem ofícios, mas não existe prazo estabelecido para serem respondidos. Além disso, provavelmente surgirá a necessidade de votação de medidas de emergências. Dr. Marcelo Rossi, que doou seu salário de vereador na semana passada, reitera a necessidade do isolamento neste momento crítico. (Resposta enviada pela assessoria do parlamentar)”

Os vereadores Anderson Pereira e Wagner Barbosa apenas responderam que são favoráveis à realização de sessões online.

Conforme a Educadora mostrou, a Câmara Municipal de Campinas tem realizado sessões remotas. Somente o presidente da Casa, Marcos Bernadelli, fica no plenário para deliberação da pauta. Os demais vereadores participam por meio de teleconferência.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.