Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Vereador faz moção para que pacientes de outras cidades com Covid-19 não sejam transferidos para Limeira

O parlamentar informou que embasou sua moção após o governador João Doria (PSDB) ter informado que pacientes da capital paulista poderiam ser transferidos para o interior


Por Nani Camargo Publicado 06/05/2020
Crédito: Câmara de Limeira

O vereador de Limeira Jorge de Freitas (Patriota) fez uma moção de apelo ao prefeito Mario Botion (PSD) para que ele impeça, “dentro dos meios possíveis”, a transferência de pacientes contaminados pela Covid-19, de outras cidades, para Limeira.

À Educadora, Jorge disse que se referiu aos municípios localizados na grande São Paulo. “Cordeirópolis e Iracemápolis claro que podem mandar pacientes para cá. Me reporto às cidades próximas à capital”, informou. Na moção, no entanto, não é citada essa especificação sobre as cidades. “Pacientes contaminados de outras localidades”, aponta apenas o documento.

O texto cita que o objetivo da moção é “priorizar a vida e o tratamento de munícipes e suas famílias”. “É claro que o SUS é universal e que todos têm de ser atendidos. Me refiro à situação de pandemia, já que cada município recebeu verbas federais para cuidar dos seus próprios pacientes”, disse o parlamentar à Educadora.

Na moção, que ainda não foi votada pelo plenário, Jorge faz várias considerações para embasar seu pedido ao prefeito: “risco de colapso no sistema de saúde”, que Limeira conta com “número restrito e relativamente baixo de leitos para atender casos de coronavírus”, “que a população clama por medidas eficazes no combate ao Covid-19 e que devemos priorizar o atendimento local aos habitantes”, entre outras.

O parlamentar informou que embasou sua moção após o governador João Doria, em um dos pronunciamentos que fez à imprensa, ter informado que pacientes da capital paulista poderiam ser transferidos para o interior. “Esses pacientes ocuparão os poucos leitos disponíveis aos limeirenses por tempo indeterminado (…) e há o risco de lotação e falta de leitos para os cidadãos limeirenses”, cita Jorge.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.