Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Vereador Clayton é denunciado mais uma vez na Câmara de Limeira

Vereador Estevão Nogueira sentiu-se ofendido com falas do colega, de um suposto conluio, e denunciou-o à Corregedoria; Clayton diz sofrer perseguição política


Por Renata Reis Publicado 19/05/2020
Divulgação/Câmara de Limeira

O vereador Clayton Silva (PTC), oposição a atual administração municipal, é alvo de denúncia na corregedoria da Câmara de Limeira. Desta vez, a representação contra ele foi feita pelo vereador Estevão Nogueira (PSC), da base aliada, na segunda-feira (19).

A representação é com base em discurso feito durante sessão on-line da Câmara do dia 11, quando foi discutido requerimento para que os vereadores apreciassem projeto de lei, em regime de urgência especial, de autoria de Waguinho da Santa Luzia, Mayra Costa e Marco Xavier (Cidadania), sobre pagamento de água conforme o consumo.

O problema não foi com o projeto em si, que seguiu para a apreciação do plenário. O problema que, agora, ameaça mais uma vez a Clayton envolve a fala dele durante as discussões, após o Estevão Nogueira, que foi nomeado relator especial informar o parecer de ilegalidade e inconstitucionalidade, em razão do vício de iniciativa. Estevão diz que consultou o Jurídico da Casa.

No discurso de Clayton, que pediu questão de ordem solicitando a palavra enquanto líder do PTC, disse que já passou por isso na Casa. “Sabemos que o parecer é opinativo, mas pra alguns projetos um parecer vale pra outros projetos da mesma natureza não vale”. “Nós temos uma certa inconsistência nos pareceres”.

Outros trechos ressaltados por Estevão sobre a fala de Clayton, estão: “[…] infelizmente, essa casa tem dois pesos e duas medidas, a isso tem!”.

Mas uma fala de Clayton Silva que parece mais ter incomodado mais foi: “Infelizmente, se o projeto não agrada o rei e não agrada os amigos do rei ele não vai pra pauta, vereador”.

Para Estevão, as falas de Clayton demonstram clara acusação de conluio entre vereadores e consultores jurídicos. E também, como expõe na representação, há “intrínseca acusação ao vereador que subscreve essa representação […], de que os pareceres favoráveis ou contrários são emitidos segundo um “suposto interesse” de outrem”.

Ao vereador Estevão, suposta quebra de decoro parlamentar, que deverá ser apurada pela Corregedoria, cujo titular é o vereador José Roberto Bernardo (PSD).
Clayton Silva também falou ao programa Meio Dia da Educadora nesta terça-feira (19) e afirmou que sofre perseguição política. Disse que nenhum vereador vai cala-lo.

A repercussão é maior nos bastidores. Após a sessão remota desta segunda-feira, houve discussão na saída da Câmara entre os vereadores Clayton, Carolina Pontes e Marcelo Rossi que o defenderam, e Estevão Nogueira, que gravou as conversas. Ele disse também ao Educadora Meio Dia que sentiu-se ameaçado com algumas falas. Haveria um suposto áudio dele em que teria feito críticas contra o Ministério Público (MP).

A Corregedoria ainda analisará a representação para dar andamento na investigação interna ou não.

Clayton já teve o mandato cassado em julgamento político na Câmara de Limeira nesta legislatura. Ele foi reconduzido à cadeira por decisão do Tribunal de Justiça.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.