Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

USTL protocola repúdio a moção do vereador Jorge de Freitas

Vereador apresentou moção que pede a rejeição de pacientes com Covid-19 vindos de fora de Limeira, na rede pública municipal de saúde


Por Redação Educadora Publicado 11/05/2020
Crédito: Câmara de Limeira

A USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira) enviou à Câmara Municipal um ofício expressando repúdio à moção apresentada pelo vereador Jorge de Freitas (Patriota), que pede a rejeição de pacientes com Covid-19 vindos de fora de Limeira, na rede pública municipal de saúde.

Na moção 90/2020, Freitas sugere ao prefeito Mario Botion (PSD) que recuse a estratégia anunciada pelo governador João Doria (PSDB), de descentralizar os pacientes pelo Estado, num momento em que a Capital e Grande São Paulo estão próximas da insuficiência de leitos de UTI. Para a União Sindical, “a saúde, a dignidade da pessoa humana, o socorro, são direitos de todos”.

“O SUS (Sistema Único de Saúde) é um elemento universal de todos os brasileiros, e não deve ser contaminado por uma visão bairrista. A população de Limeira está demonstrando intensa solidariedade, com campanhas de arrecadação de alimentos e produção de máscaras, e os políticos não podem dar este mau exemplo”, argumento o presidente da entidade, Artur Bueno Júnior.

No documento enviado à Câmara, a USTL lembra que o prefeito Mario Botion não tem autonomia para tal rejeição de pacientes, e questiona se outros municípios adotassem comportamento semelhante com relação aos de Limeira. “E se os nossos pacientes não puderem ser socorridos, por exemplo, em São Paulo, em Piracicaba, ou em Rio Claro? Morreriam à míngua? Nas calçadas? Nas ruas?”, complementou o presidente.

O ofício pede a rejeição da moção pela Mesa Diretora da Câmara, e que se aceita seja repudiada pelo Plenário. “Não é o caminho, se a intenção for atender aos anseios da população. A Câmara pode e deve contribuir de muitas outras maneiras”, finalizou Artur Bueno Júnior.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.