Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

USTL pede acesso na Anhanguera que beneficia empresas e moradores rurais; secretários de Dória recebem ofícios

Documentos foram entregues, nesta quarta-feira (29), a secretários estaduais pelo empresário limeirense Bruno Bortolan, que participou de encontro entre o governador e emissoras de rádio do interior de SP


Por Nani Camargo Publicado 30/01/2020
Foto: Governo de SP

A USTL (União Sindical dos Trabalhadores de Limeira) entregou ao governador João Dória (PSDB) um ofício que pede a construção de acesso na Rodovia Anhanguera (SP-050), para as empresas localizadas no Bairro Jaguari, e moradores. Seria um retorno no quilômetro 131, evitando um trajeto extra de quase 20 minutos, para quem quer acessar a região que abriga as empresas Ajinomoto, Papirus e Agropalma, além de residências.

O documento foi entregue a secretários do governador nesta quarta-feira (29) pelo empresário Bruno Bortolan. De acordo com o ofício, o retorno beneficiaria cerca de 4,5 mil trabalhadores (diretos e indiretos) nas três empresas, bem como cerca de 300 famílias que residem no local. Receberam o ofício os secretários João Otaviano (Logística e Transporte) e Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional). Eles também foram abordados sobre outra necessidade na rodovia Anhanguera: uma passarela no trecho que dá acesso ao bairro Rural dos Lopes.

“Atualmente, quem sai de Limeira pela Rodovia Anhanguera precisa praticamente entrar em Americana, para fazer o longo retorno na altura da empresa Goodyear. Isto gera gasto adicional de combustível, prejuízo ao meio ambiente, e amplia o risco de acidentes, além do tempo gasto pelo trabalhador no trajeto”, argumentou o presidente da USTL, Artur Bueno Júnior.

De acordo com ele, as empresas ainda recebem média de 2 mil visitantes por mês, número que se soma a uma frota de 10,4 mil caminhões e 2,7 mil ônibus envolvidos no transporte diário dos empregados, além, de 4,4 mil veículos utilizados pelos gerentes. “Não é incomum ocorrerem congestionamentos neste trecho, o que torna maior o desperdício, se pensarmos no trajeto excedente”, apontou Júnior.

Agora, a USTL aguarda resposta do governador relativa ao tema, e lembra que o percentual quase absoluto dos trabalhadores destas empresas vem de Limeira. As unidades, inclusive, ocupam território do município, e não de Americana.

CIESP

Com o ofício, a União Sindical reforçou pedido semelhante feito pelo Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), encaminhado ao secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, em junho de 2019. À época, o governo estadual respondeu que a questão deveria ser encaminhada à Artesp (Agência dos Transportes do Estado de São Paulo).

“Daí a importância de chegarmos direto ao governador. Romper a burocracia”, emendou Artur Bueno Júnior. “Toda iniciativa para o desenvolvimento econômico e social do município, que não traga prejuízo para os trabalhadores, merece apoio da União Sindical”, finalizou.

Veja reportagem da jornalista Nani Camargo sobre o assunto:

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.