Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Unidades de Saúde de Limeira ficarão abertas neste sábado (7) para vacinar contra sarampo

Secretaria de Saúde fará uma intensificação da vacinação contra o sarampo neste sábado (7), das 8h às 17h, em 15 unidades de saúde


Por Estadão Conteúdo Publicado 06/09/2019
Divulgação

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, fará uma intensificação da vacinação contra o sarampo neste sábado (7), das 8h às 17h, em 15 unidades de saúde. A medida foi tomada nesta terça-feira (3), depois que o Instituto Adolfo Lutz confirmou 14 casos da doença no município. A incidência de sarampo é maior entre bebês e crianças, são seis casos em bebês menores de 1 ano, duas ocorrências entre crianças de 1 a 10 anos e seis registros em maiores de 10 anos. Além dos confirmados, há outros 14 suspeitos.

O diretor de Vigilância em Saúde da pasta, Alexandre Ferrari, ressalta que, atualmente, não há nenhuma internação em decorrência do sarampo na cidade e que entre os confirmados não houve nenhum óbito. Ele afirma que o município já havia realizado ações de bloqueio em 100% dos casos confirmados, logo que as notificações chegaram à Vigilância Epidemiológica.

Ferrari destaca que, frente aos casos positivos, se faz necessária a abertura de um dia extra das unidades de saúde para “intensificação” da vacinação, direcionada aos munícipes que ainda não tomaram as doses. “Seguindo determinação do prefeito Mario Botion, teremos 15 unidades funcionando neste sábado, feriado de Sete de Setembro, exclusivamente para essa finalidade”, disse Ferrari, alertando que na data só serão administradas vacinas contra o sarampo.

Ferrari esclarece que o município já vinha adotando essa medida, com o “Plantão de Vacinação” aos sábados e vacinação nas escolas da rede. Esta última, ocorreu em seis unidades da prefeitura, nos dias 27 e 29 de agosto, em horário alternativo. A iniciativa resultou na aplicação de 320 doses contra a doença.

“Todos esses esforços apresentaram reflexos positivos na cobertura vacinal contra o sarampo, que passou de 78% no ano passado, para 88% neste ano. Precisamos da colaboração da população, para atingir o índice de 95% recomendado pelas autoridades de saúde. Nesse sentido, pais e responsáveis devem se conscientizar sobre a importância dessa vacina, que é a maneira mais eficaz de prevenção”, complementa Ferrari.

Quem deve tomar a vacina:
O Calendário Nacional de Vacinação recomenda uma dose da Tríplice Viral (que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola) aos 12 meses. Uma segunda dose, da Tetra Viral (que acrescenta proteção contra a catapora), deve ser administrada aos 15 meses. Pessoas até 29 anos, que não tomaram a vacina, devem receber duas doses da Tríplice Viral. Uma dose da Tríplice Viral também é indicada para pessoas de 30 a 59 anos de idade que não foram vacinadas anteriormente. Profissionais de saúde devem ter duas doses da vacina. Além das doses previstas no Calendário Nacional, o Ministério da Saúde recomenda uma dose extra, chamada ‘dose zero’, que deve ser tomada entre 6 meses a 1 ano.

Confira as unidades que ficarão abertas nesse sábado (7), das 8h às 17h:

PlanaltoRua Prof. Ely A. Campos, s/nº
Vista AlegreRua Alberto Pelegrino, s/nº
CecapAv. Fausto E. dos Santos, s/nº
Jd. AeroportoRua Antonio de Luna, s/nº
Jd. Nova EuropaElisa Stalberg, 366
Nossa Senhora das Dores 1Av. Frei João das Mercês, 50
Nossa Senhora das Dores 2Av. Vitório Bortolan, s/nº
Morro AzulRua Oswaldo Bertolini, 500
Pq. Hipólito 1Rua Arlinda Abreu Ribeiro s/nº
Abílio PedroRua Agostinho Gianoto, s/nº
GraminhaRua Luis Pereira do Prado, 156
Nova LimeiraRua José Fontanin, 179
Nova SuíçaRua Vereador Samuel Berto, s/nº
Novo HorizonteRua Nelson F. da Silva, s/nº
Vigilância EpidemiológicaAv. Ana C. B. Levy, 650

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.