Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Unidade de Referência de Covid-19, em Limeira, terá 10 leitos de UTI

Espaço é adaptado na Humanitária e terá gestão compartilhada de todos os hospitais da cidade


Por Renata Reis Publicado 23/03/2020
Foto: Secretaria de Comunicação Social

Grupo Técnico de prevenção e enfrentamento ao coronavírus (Covid-19) em Limeira teve novo encontro nesta segunda-feira (23) e definiu que a Unidade de Referência de Covid-19 na cidade será mesmo numa ala específica da Humanitária, com entrada diferente de outros pacientes. O setor, que passa por rápida melhoria estrutural, terá 10 leitos Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O grupo técnico é formado por representantes de hospitais públicos e particulares da cidade (Humanitária, Santa Casa, Medial e Unimed), além dos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, onde concentram as informações oficiais sobre a doença e ações de enfrentamento.

O número de leitos de UTI no local subirá progressivamente até que mais leitos sejam abertos. Hoje pela manhã, já foram iniciados os trabalhos para adaptação desse espaço.

“Hoje avançamos muito para definir a estrutura do serviço de referência para atendimento aos casos mais graves de coronavírus em Limeira. Queremos diminuir a pressão sobre os hospitais, a partir da abertura dessa unidade”, disse o prefeito Mario Botion em coletiva on-line.

SUBGRUPOS DE TRABALHO
Durante a reunião, houve a formação de subgrupos de trabalho, que atuarão em quatro segmentos: Grupo de Comando, Grupo Gestor, Grupo Operacional e Grupo de Vigilância em Saúde. O grupo de Comando será formado pelo prefeito e por presidentes dos quatro hospitais, a fim de avaliar a evolução da pandemia na cidade e tomar decisões técnicas, jurídicas e financeiras.

Já o Grupo Gestor, integrado pelo secretário de Saúde, Vitor Santos, e por diretores dos hospitais, definirá os protocolos e fluxo de atendimento, bem como, equipamentos, insumos e procedimentos necessários ao atendimento dos pacientes.

Caberá ao Grupo Operacional estruturar a Unidade de Referência de Covid-19 e demais serviços de saúde de acordo com as diretrizes anunciadas pelos grupos de trabalho, para tanto, reunirá a diretora de Urgência e Emergência da prefeitura, Maria Fernanda Olívio Dionizio e representantes dos hospitais.

E voltado ao estudo dos casos de coronavírus na cidade, o Grupo de Vigilância em Saúde atuará na identificação, notificação e investigação de pacientes com Doença Respiratória Aguda ocasionada pelo Covid-19. Farão parte desse segmento, o diretor de Vigilância em Saúde da prefeitura, Alexandre Ferrari, e infectologistas das unidades hospitalares.

Atualmente, o município tem 34 notificações de Covid-19, sendo 7 descartados e 27 casos suspeitos que aguardam resultado de exame laboratorial. Não há nenhum caso confirmado da doença até o momento.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.