Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Trem iluminado passa hoje por Limeira

A composição sai de Rio Claro às 18h25 com destino a Campinas, onde deve chegar por volta das 23h


Por Redação Educadora Publicado 20/12/2019
Divulgação: Rumo/ABPF

A locomotiva iluminada do projeto Natal dos Trilhos, idealizado pela Rumo Logística, passa hoje, 20, por Limeira. A previsão é de que a composição saia de Rio Claro, onde chegou ontem, 19, às 18h25, e chegue ao destino do dia, Campinas, por volta das 23h. No caminho, estão as cidades de Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Limeira, Americana, Nova Odessa, Sumaré e Hortolândia. O Projeto Natal nos Trilhos 2019 começou no dia 16 de dezembro, e é uma parceria entre a Rumo e a Associação Brasileira de Preservação Ferrroviária (ABPF).

A maior atração deste ano é a locomotiva australiana C30-7 9380, fabricada em 1978. Ela é uma das três únicas que foram feitas no mundo e uma das duas que vieram para o Brasil.

A Locomotiva 9380 contará com uma pintura em homenagem à Ferrovia Paulista S.A. (FEPASA). Junto com a locomotiva 7202 presente na última edição, a composição sai de São José do Rio Preto no próximo dia 16, terminando o roteiro em Jundiaí no sábado (21). No total, serão percorridos cerca de 450 quilômetros.
Rodrigo Verardino, gerente de relações governamentais da Rumo, destacou que: “É uma iniciativa única que reúne as pessoas para apreciar a passagem das locomotivas iluminadas. O projeto mescla o resgate da memória ferroviária e a celebração do Natal”.

DESIGN HISTÓRICO

Locomotiva australiana C30-7 9380

Pioneiro no Brasil, o etilo “heritage” (“herança”) recupera detalhes das antigas concessionárias que operaram no trecho.

No total, mais de 140 litros de tinta foram usados na pintura especial da locomotiva. O serviço foi realizado durante dois meses na oficina da Rumo em Araraquara. A locomotiva também recebeu ampla reforma de funilaria em toda a lataria para aplicação da nova pintura, bem como uma revisão de todos os componentes elétricos e mecânicos.

Confira a programação e as cidades que receberão a visita especial da locomotiva iluminada do Projeto Natal nos Trilhos em nossa região:

– Dia 20/12: de Rio Claro a Campinas; partida: 18h25

Santa Gertudres
Cordeirópolis
Limeira
Americana
Nova Odessa
Sumaré
Hortolândia

– Dia 21/12: de Campinas a Jundiaí; partida: 18h30

Valinhos
Vinhedo
Louveira

 

SEGURANÇA

Rumo destaca alguns cuidados essenciais para quem for prestigiar o evento:

• Pare, olhe e escute, respeitando a sinalização nas passagens em nível;
• Mantenha distância segura da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem;
• Escolha um local seguro para registrar suas imagens;
• Nunca toque ou suba em locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados;

SERVIÇO

* Os horários de partida do trem em cada dia são os previstos; atrasos podem acontecer devido a movimentação dos trens de carga; Toda e qualquer previsão de chegada aos municípios ao longo dos trajetos que for divulgada é mera especulação; o trem segue conforme disponibilidade da linha sendo impossível definir horários com precisão.

** não existe venda de bilhetes, a composição apenas faz um desfile pela ferrovia.

*** Devido ao grande público, não são previstas paradas ou visitação a composição durante o desfile.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.