21 de janeiro de 2020

Trem decorado para o Natal passará por Limeira no próximo dia 20

A passagem por Limeira está programada para o dia 20 de dezembro. A locomotiva sai de Rio Claro às 18h25 com destino a Campinas, passando por Santa Gertrudes, Cordeirópolis, Limeira, Americana, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia.


Por Redação Educadora Publicado 10/12/2019
Trem iluminado para o Natal passará por Limeira dia 20
Locomotiva australiana C30-7 9380 (Divulgação Rumo/ABPF)

O Projeto Natal nos Trilhos 2019 começa na próxima segunda-feira (16), com a realização da empresa Rumo Logística em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferrroviária (ABPF).

Uma locomotiva histórica, especialmente decorada para celebrar o Natal, passará por mais de 30 cidades do interior paulista, incluindo Limeira.

A maior atração deste ano é a locomotiva australiana C30-7 9380, fabricada em 1978. Ela é uma das três únicas que foram feitas no mundo e uma das duas que vieram para o Brasil.

A Locomotiva 9380 contará com uma pintura em homenagem à Ferrovia Paulista S.A. (FEPASA). Junto com a locomotiva 7202 presente na última edição, a composição sai de São José do Rio Preto no próximo dia 16, terminando o roteiro em Jundiaí no sábado (21). No total, serão percorridos cerca de 450 quilômetros.
Rodrigo Verardino, gerente de relações governamentais da Rumo, destacou que: “É uma iniciativa única que reúne as pessoas para apreciar a passagem das locomotivas iluminadas. O projeto mescla o resgate da memória ferroviária e a celebração do Natal”.

LIMEIRA

A passagem por Limeira está programada para o dia 20 de dezembro. A locomotiva saíra de Rio Claro às 18h25 com destino a  Campinas, passando por Santa Gertudres, Cordeirópolis,  Limeira, Americana, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia.

 

DESIGN HISTÓRICO

 

Pioneiro no Brasil, o etilo “heritage” (“herança”) recupera detalhes das antigas concessionárias que operaram no trecho.

No total, mais de 140 litros de tinta foram usados na pintura especial da locomotiva. O serviço foi realizado durante dois meses na oficina da Rumo em Araraquara. A locomotiva também recebeu ampla reforma de funilaria em toda a lataria para aplicação da nova pintura, bem como uma revisão de todos os componentes elétricos e mecânicos.

LIMEIRA

A passagem por Limeira está programada para o dia 20 de dezembro. A locomotiva saíra de Rio Claro às 18h25 com destino a  Campinas, passando por Santa Gertudres, Cordeirópolis,  Limeira, Americana, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia.

NATAL NOS TRILHOS 2019

Confira a programação completa das seis partidas programadas para a locomotiva iluminada e as respectivas cidades que receberão sua visita.

– Dia 16/12: de São José do Rio Preto a Santa Adélia; partida: 18h25

Cedral
Uchoa
Catiguá
Catanduva
Pindorama

– Dia 17/12: de Santa Adélia a Matão; partida: 18h30

Cândido Rodrigues
Taquantinga
Santa Ernestina
Dobrada

– Dia 18/12: de Matão a Araraquara; partida: 18h30

Silvânia
Bueno de Andrada

– Dia 19/12: de Araraquara a Rio Claro; partida: 18h25

Ibaté
São Carlos

Dia 20/12: de Rio Claro a Campinas; partida: 18h25

Santa Gertudres
Cordeirópolis
Limeira
Americana
Nova Odessa
Sumaré
Hortolândia

– Dia 21/12: de Campinas a Jundiaí; partida: 18h30

Valinhos
Vinhedo
Louveira

 

SEGURANÇA

A Rumo destaca alguns cuidados essenciais para quem for prestigiar o evento:

• Pare, olhe e escute, respeitando a sinalização nas passagens em nível;
• Mantenha distância segura da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem;
• Escolha um local seguro para registrar suas imagens;
• Nunca toque ou suba em locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados;

SERVIÇO

* Os horários de partida do trem em cada dia são os previstos; atrasos podem acontecer devido a movimentação dos trens de carga; Toda e qualquer previsão de chegada aos municípios ao longo dos trajetos que for divulgada é mera especulação; o trem segue conforme disponibilidade da linha sendo impossível definir horários com precisão.

** não existe venda de bilhetes, a composição apenas faz um desfile pela ferrovia.

*** Devido ao grande público, não são previstas paradas ou visitação a composição durante o desfile.