Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sobem para 16 os casos de sarampo confirmados em Limeira

Balanço divulgado nesta terça-feira (17) pela Secretaria Municipal de Saúde informa que de 51 casos, seis foram descartados e nenhum doente está internado


Por Danilo Janine Publicado 17/09/2019
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Limeira já tem 16 casos confirmados de sarampo em 2019, segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde na manhã desta terça-feira (17). Conforme os dados enviados pela Secretaria de Comunicação Social, de 51 notificações (todas bloqueadas), seis casos já foram descartados. Ainda segundo o balanço enviado pela Prefeitura, nenhum dos doentes confirmados está internado.

Segundo recomendação do Ministério da Saúde, indicação da vacina contra o sarampo é de uma dose para crianças aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses (tetra viral). Pessoas até 29 anos, que não tomaram a vacina, devem receber duas doses da tríplice viral. Uma dose da tríplice viral também é indicada para pessoas de 30 a 59 anos de idade que não foram vacinadas anteriormente. Profissionais de saúde devem ter duas doses da vacina. Além das doses previstas no calendário nacional, o Ministério da Saúde recomenda uma dose extra, chamada “dose zero”, que deve ser tomada entre 6 meses a 1 ano.

Segundo o ministério, as crianças são as mais suscetíveis às complicações e óbitos por sarampo, uma vez que a incidência de casos em menores de 1 ano é 9 vezes maior em relação à população em geral. A segunda faixa etária mais atingida é de 1 a 4 anos.

BRASIL

O Brasil registrou 3.339 casos confirmados de sarampo em 16 estados, nos últimos 90 dias, segundo balanço divulgado na sexta-feira (13)  pelo Ministério da Saúde. Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul passaram a fazer parte da lista de estados com surto ativo. O último boletim aponta que são 24.011 casos suspeitos no país, sendo que 17.713 (73,8%) estão em investigação e 2.957 (12,3%) foram descartados. Neste ano, foram confirmadas quatro mortes por sarampo. Três em crianças com menos de 1 ano de idade e um homem de 42 anos. Nenhum dos quatro haviam sido vacinados.

São Paulo segue como o estado com a maior parte dos casos confirmados, 97, 5% (3.254), seguido do Rio de Janeiro (18), Pernambuco (13), Minas Gerais (13), Santa Catarina (12), Paraná (7), Rio Grande do Sul (7), Maranhão (3), Goiás (3), Distrito Federal (3), Mato Grosso do Sul (1), Espírito Santo (1), Piauí (1), Rio Grande do Norte (1), Bahia (1) e Sergipe (1).

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.