Usamos cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sindicato dos servidores de Limeira não descarta possibilidade de greve

Próxima reunião da Mesa está agendada para segunda-feira (16), às 16h


Por Renata Reis Publicado 10/03/2020
Foto: Adilson Silveira/Prefeitura de Limeira

Mesa de Negociação entre representantes da Prefeitura de Limeira e sindicatos que representam funcionários municipais aconteceu na manhã desta terça-feira (10). O encontro de hoje teve contraproposta às reivindicações para o dissídio salarial da categoria, mas o Sindsel aponta desvalorização não descarta a possibilidade de greve dos servidores, como disse Nicinha Lopes ao Educadora Meio Dia desta terça.

Na Mesa de Negociação, a Prefeitura apresentou proposta de reajuste correspondente ao IPCA (indicador econômico que mede a inflação e que é utilizado pelo município). O percentual de reajuste oferecido deve ficar em torno de 3,75% (correspondente a fevereiro de 2019 a janeiro de 2020). O percentual oficial ainda será apresentado porque a Prefeitura aguarda a divulgação do IPCA de fevereiro de 2020.

DESVALORIZAÇÃO

Para o Sindsel, “o mandato do prefeito Mario Botion chega ao fim e nada foi feito no sentido de valorizar os servidores durante todo esse governo. Apresentamos dados concretos de que o orçamento de Limeira está crescendo e, no entanto, o percentual de gasto com pessoal diminuiu de 47% em 2015, para 44% em 2019 demonstrando o achatamento salarial. Temos visto as tentativas em nosso país de desmonte do serviço público e em contrapartida responsabilizam servidores. A categoria tem que estar mobilizada para reagir caso necessário” diz Nicinha Lopes.

O secretário de Administração, Luiz Alberto Battistella, disse que o reajuste este ano não pode superar a inflação dos 12 meses anteriores devido à lei eleitoral. Ele também apontou dificuldades financeiras e orçamentárias para que o município conceda um reajuste acima da inflação.

ASSEMBLEIA

Haverá assembleia nesta terça-feira (10), às 18h30, no Salão Social do Sindicato da Alimentação para apresentação da proposta da Prefeitura.
Participaram da Mesa de Negociação secretários de diversas pastas e representantes do Sindsel, da Apeoesp e do Sindguarda.
A próxima reunião da Mesa está agendada para segunda-feira (16), às 16h.

Confira a pauta de reivindicações dos servidores municipais:

  1. Reajuste e valorização salarial em 12%;
  2. Conceder Vale Alimentação de meio salário mínimo garantindo a concessão para todos;
  3. Reajustar o piso do magistério em 12,84% de acordo com o índice nacional concedido;
  4. Redução de Jornada das monitoras;
  5. Reenquadramento auxiliar de Farmácia e Arrecadador de pedágio
  6. Garantir direito a Abonadas
  7. Mudar nomenclatura dos Motoristas de Ambulância para condutor de Ambulância
  8. Índice de reajuste das diárias dos motoristas acompanhado índice do vale alimentação
  9. Os cargos administrativos (Assessores, Assistentes e Auxiliares/Oficiais Administrativos, respectivamente de Ref. 9, 15, 16), lotados na Secretaria Municipal de Fazenda vem requerer que seja criada legislação de bonificação na ordem de 30% a todos os cargos administrativos lotados na Secretaria Municipal de Fazenda;
  10. Garantir aos GCM a ascenção aos cargos de liderança conforme Estatuto da GCM.
  11. Folga Gorda para GCM
  12. Auxílio Transporte para todos trabalhadores operacionais lotados na área rural, visto que os trabalhadores do magistério já recebem;
  13. Equiparar salários dos Vigilantes com o valor recebido pelos GCM’s, e equipamentos de segurança para que os mesmos possam se defender e defender o próprio público;
  14. 40% de periculosidade para zoonoses
  15. Garantir a aposentadoria especial para Diretor e agente de desenvolvimento ADE, como carreira do Magistério, conforme estatuto
  16. Tornar o dia 28 de outubro feriado municipal tendo em vista a valorização do serviço público
  17. Auxiliar técnico de enfermagem para atuar junto com o condutor de ambulância,
  18. Insalubridade para todos os funcionários da Central, devido ao local impróprio
  19. Agentes de transito solicitam receber 1% do salário base/dia para efeito de auxílio refeição;
  20. Jornalistas solicitam redução de carga horária de 40h para 30h;
  21. Redução de Jornada dos enfermeiros e agente de saúde de 40h para 30h.

✅ Curtiu e quer receber mais notícias no seu celular? Clique aqui e siga o Canal eLimeira Notícias no WhatsApp.